Anúncios

O Rio Grande do Sul teve hoje um dia gelado. A mínima na madrugada no Estado foi de 1,3ºC em Pinheiro Machado, mas o destaque do frio desta segunda-feira foram as máximas bastante baixas. Em grande número de municípios gaúchos, a temperatura durante o dia sequer chegou aos 10ºC.

Foi o caso de vários bairros de Porto Alegre. A estação do Morro da Polícia, a 290 metros de altitude, na zona Leste da Capital, não marcou mais de 7,3ºC à tarde e às 16h a temperatura era de apenas 6,9ºC. No Vale do Sinos, a tarde foi a mais fria do ano, batendo a do dia 10 de agosto último que também foi marcada por tempo instável e temperatura de um dígito em grande parte do Rio Grande do Sul.

Chuva congelada em São Borja por Lenilton Morato

A tarde de hoje chegou a ter precipitação de chuva congelada em pontos da cidade de São Borja, na Fronteira Oeste. Seguidores da MetSul nas redes sociais informaram o fenômeno e enviaram fotos. Grânulos muito pequenos de gelo, transparente, se precipitaram. Como não havia tempestade na região e o perfil da atmosfera era muito frio com temperatura em superfície abaixo dos 10ºC, e o diâmetro dos grãos de gelo era muito pequeno, o que ocorreu foi chuva congelada e não granizo.

O dia de hoje gelado se insere num agosto de temperatura muito abaixo da média até o momento e que deve terminar como um dos mais frios das últimas décadas no Rio Grande do Sul. Nova massa de ar polar ingressa no começo da próxima semana.