Anúncios

O Rio Grande do Sul teve hoje um dia gelado. A mínima na madrugada no Estado foi de 1,3ºC em Pinheiro Machado, mas o destaque do frio desta segunda-feira foram as máximas bastante baixas. Em grande número de municípios gaúchos, a temperatura durante o dia sequer chegou aos 10ºC.

Foi o caso de vários bairros de Porto Alegre. A estação do Morro da Polícia, a 290 metros de altitude, na zona Leste da Capital, não marcou mais de 7,3ºC à tarde e às 16h a temperatura era de apenas 6,9ºC. No Vale do Sinos, a tarde foi a mais fria do ano, batendo a do dia 10 de agosto último que também foi marcada por tempo instável e temperatura de um dígito em grande parte do Rio Grande do Sul.


Chuva congelada em São Borja por Lenilton Morato

A tarde de hoje chegou a ter precipitação de chuva congelada em pontos da cidade de São Borja, na Fronteira Oeste. Seguidores da MetSul nas redes sociais informaram o fenômeno e enviaram fotos. Grânulos muito pequenos de gelo, transparente, se precipitaram. Como não havia tempestade na região e o perfil da atmosfera era muito frio com temperatura em superfície abaixo dos 10ºC, e o diâmetro dos grãos de gelo era muito pequeno, o que ocorreu foi chuva congelada e não granizo.


O dia de hoje gelado se insere num agosto de temperatura muito abaixo da média até o momento e que deve terminar como um dos mais frios das últimas décadas no Rio Grande do Sul. Nova massa de ar polar ingressa no começo da próxima semana.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios