Anúncios

Porto Alegre teve uma manhã chuvosa, mas tendência é a instabilidade perder força durante esta segunda metade do dia e o tempo melhorar amanhã | Anselmo Cunha/PMPA

Muita chuva na Metade Norte do Rio Grande do Sul entre a madrugada e a manhã desta quinta-feira, o que trouxe alagamentos em alguns municípios e altos índices de precipitação e que ficaram entre 50 mm e 100 mm em menos de doze horas em pontos da região.

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia indicaram até o final da manhã acumulados de chuva de 76 mm em São Luiz Gonzaga, 66 mm em Santo Augusto, 46 mm em Cruz Alta, 42 mm em Passo Fundo e 35 mm em Ibirubá. Vários pontos da Serra Gaúcha tinham registros perto ou acima de 30 mm.


Já a rede do Centro Nacional de Desastres apontava até o final da manhã de hoje volumes de chuva somente hoje desde a meia-noite de 62 mm em Santa Rosa, 60 mm em Iraí, 58 mm em Serafina Correa, 52 mm em Passo Fundo, 48 mm em Entre-Ijuís e 36 mm em Ijuí.

Uma vez que a chuva persiste e este é um recorte de precipitação de apenas 12 horas, os acumulados de precipitação desta quinta-feira estão longe de serem definitivos, devendo aumentar principalmente em cidades mais a Leste e Nordeste do Estado à medida que a instabilidade mais forte migra de Oeste para Leste.


Uma área de menor pressão atmosférica alongada (cavado) atua no Sul do Brasil e traz chuva para os três estados do Sul hoje. Os maiores volumes ocorrem no Rio Grande do Sul. A tendência é a chuva diminuir na maior parte do Estado e até parar entre a tarde e a noite de hoje em grande número de cidades, sendo que em algumas mais a Oeste o tempo deve inclusive começar a apresentar melhora.

Um centro de alta pressão associado a uma massa de ar seco e frio avança para o Sul do Brasil nesta sexta-feira e vai garantir uma melhora do tempo mais generalizada e um dia de sol, apesar de em alguns municípios ainda não se descartar precipitação residual da instabilidade, especialmente na primeira metade do dia. Esta massa de ar seco e frio vai proporcionar um fim de semana de tempo aberto e com sol, o que favorecerá madrugadas mais frias e com geada em algumas localidades.

Anúncios