Anúncios

A MetSul Meteorologia adverte para o risco de chuva excessiva hoje na Grande Porto Alegre. Vários modelos indicam precipitação por vezes torrencial e volumes muito altos de chuva durante este sábado na região metropolitana com acumulados entre 50 mm e 100 mm. Algumas simulações chegam a sugerir isoladamente até mais de 100 mm.

Os maiores acumulados, segundo as projeções computadorizadas, se dariam mais ao Norte da Grande Porto Alegre, especialmente no Vale do Sinos, mas toda a região está sob o risco de precipitações volumosas, inclusive a Capital.


Sob esse cenário, o risco é alto de alagamentos de ruas e há possibilidade de repentina elevação de arroios e córregos com possibilidade de transbordamento. 

O vento de Sul deverá se intensificar ao longo do dia com intensidade moderada e ocasionais rajadas. Com o solo saturado de água, mesmo sem o vento ser muito forte, há risco de queda de árvores.

A instabilidade decorre de uma frente fria e um centro de baixa pressão que novamente provocaram muita chuvaontem no Oeste e no Noroeste do Estado. São Borja teve 80 mm e o volume na cidade nos últimos três dias se aproximou dos 200 mm.  


Em alguns pontos do Noroeste, choveu entre 200 mm e 250 mm nesta semana, logo muito acima da média histórica de chuva do mês de março. Na próxima semana, o Estado terá novos dias de instabilidade. (Com foto de capa de Fernando Oliveira) 

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios