Anúncios

Granizo na madrugada desta quarta em Santa Cruz do Sul (@EvertonScho)/Twitter)

A madrugada desta quarta-feira foi de muita chuva em diversas regiões gaúchas. Na área de Palmeira das Missões choveu quase 100 mm e muitos municípios tiveram acumulados acima de 50 mm. Em Porto Alegre, a chuva foi torrencial perto do amanhecer com vários pontos de alagamentos, especialmente no Norte da cidade. No Centro da Capital, somente entre a tarde de ontem e o final da madrugada desta quarta a estação do Sistema Metroclima registrou  55 mm ou metade da média histórica de chuva do mês de outubro inteiro. Além da chuva forte, as precipitações vieram acompanhadas por grande quantidade de raios na maior parte do Rio Grande do Sul com muitas trovoadas. A MetSul teve relatos de queda de granizo em diversas cidades como Ijuí, Guaíba, Santa Cruz do Sul e Porto Alegre.

A instabilidade segue intensa ao longo desta quarta-feira, adverte a MetSul Meteorologia. Tempo fechado e chuvoso hoje no Centro, Oeste, Sul e Leste do Estado, onde a chuva irá ser localmente forte a torrencial com altos volumes em várias cidades. No Noroeste e no Norte gaúcho, apesar da chuva com altos volumes na madrugada, ar quente ingressa não podem ser descartadas aberturas com abafamento no decorrer do dia.


O avanço de ar muito quente em altitude sobre o Paraguai, Paraná e Santa Catarina intensificará a instabilidade no Rio Grande do Sul, mantendo o restante do dia com muitos raios e risco de temporais isolados de vento e, sobretudo, granizo em pontos localizados. Onde menos chove no decorrer desta quarta-feira é no Extremo Sul gaúcho, nas regiões de Santa Vitória do Palmar e do Chuí.


Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

A frente semi-estacionária deve manter o Rio Grande do Sul com muita chuva ainda na quinta-feira e na sexta. No fim de semana, o tempo deve melhorar, apesar de chuva no sábado em algumas regiões. Os mapas acima mostram as projeções de chuva acumulada até o final do sábado e se observa que os maiores volumes devem se concentrar sobre a Depressão Central e o Nordeste do Rio Grande do Sul, o que inclui os vales, a Capital e a Grande Porto Alegre com marcas acima de 100 mm e em alguns pontos de 150 mm a 200 mm. Chuva localmente forte e temporais isolados de vento e granizo devem afetar Santa Catarina de hoje a sexta-feira e também parte do Paraná, especialmente o Oeste e o Sul, deve ter períodos de forte instabilidade.

Anúncios