Anúncios

Sol vai predominar durante grande parte da semana sob um cenário de miséria de chuva no período | Douglas Becker

Miséria de chuva sob um cenário de estiagem que ainda afeta parte do Sul do Brasil, em especial o Paraná, e ainda sob uma crescente crise energética no país que se leva até à cogitação de racionamento de luz, não é o melhor dos cenários.

Grande parte da semana que começa será marcada pelo predomínio do tempo seco com muitos dias de sol e uma miséria de chuva. Vai até chover no final da semana e durante o próximo fim de semana em muitas áreas do Sul e do Centro do Brasil, mas na esmagadora maioria dos locais os volumes serão muito baixos. Por isso, o cenário é de uma miséria de chuva no curto prazo diante das enormes necessidades hídricas nacionais.


O mapa abaixo mostra a projeção de chuva do modelo meteorológico alemão Icon e que está disponível com exclusividade ao assinante na seção de mapas. Ela mostra a chuva total acumulada até sexta projetada pela simulação computadorizada.

Uma frente fria vai passar pelo Rio Grande do Sul na terça-feira. Normalmente, quando há chegada de uma frente, o que deveria se esperar é chuva. Só que este sistema terá atividade muito escassa e, como não haverá forte aquecimento prévio, uma massa de ar frio vai emendar com a outra.

Por isso, o sistema frontal da terça traz aumento de nuvens no estado gaúcho na terça, mas nada de precipitação na esmagadora maioria dos municípios. Onde chover, e se chover, as precipitações devem ter volumes absolutamente irrisórios e mínimos.

A massa de ar frio e seco que ingressa no Rio Grande do Sul entre terça e quarta vai, assim, prolongar o período de tempo seco que se registra desde o final da última semana, quando ingressou uma massa de ar frio. Muitas cidades vão conseguir completar sete a dez dias sem qualquer registro de precipitação.


No final da semana e no próximo fim de semana áreas de instabilidade podem se formar na Metade Norte gaúcha, em Santa Catarina e no Paraná, alcançando o Mato Grosso do Sul e São Paulo, mas em grade parte das localidades os volumes devem ser baixos.

A chuva representada no mapa do modelo ICON para os próximos sete dias é quase toda a que o modelo está projetando para a sexta-feira, logo a semana que se inicia será predominantemente seca no Centro-Sul do Brasil e quando chover será pouco na maioria das áreas.

Anúncios