Anúncios

REPRODUÇÃO

Um temporal intenso com chuva excessiva em curto período atingiu nesta quarta-feira áreas mais ao Norte da cidade de Belo Horizonte, causando e estragos e assustando a população pela violência das águas com o rompimento do talude de uma barragem.

Com o grande volume de água, pessoas ficaram ilhadas e carros empilhados. Conforme informações do jornal O Tempo, na avenida Doutor Álvaro Camargos, populares fizeram uma corrente humana, com corda para resgatar pessoas ilhadas.

O Conforme o Corpo de Bombeiros informou que “várias pessoas ficaram ilhadas” na avenida Álvaro Camargos. Elas foram socorridas pela própria população, antes da chegada dos militares. Não há pessoas desaparecidas, conforme a corporação.

A barragem de água do Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado, no bairro Itapoã, na região da Pampulha, em Belo Horizonte, se rompeu. Segundo os bombeiros, a forte chuva que atingiu a região fez com que parte do talude cedesse, transbordando a água para a avenida Pedro I, que fica paralela ao parque. Não houve vítimas.

 

Em virtude dos volumes de chuvas registrados nas últimas horas e a previsão de mais chuva, a Defesa Civil da capital mineira informou que existe risco geológico alto para deslizamentos de encostas nas regionais Leste, Nordeste, Norte, Pampulha e Venda Nova até a próxima segunda-feira.

O temporal intenso foi localizado, uma vez que outras áreas da cidade de Belo Horizonte foram poupadas da fúria das águas que atingiu o Norte da capital mineira, entre Venda Nova e a Pampulha. Tanto que estações meteorológicas mesmo próximas não indicaram acumulados extremos.

Imagem de radar meteorológico registrou a passagem de um núcleo de instabilidade isolada mais forte ao Norte da capital mineira e que foi responsável pela chuva excessiva na área de Venda Nova.

PREFEITURA DE BELO HORIZONTE

O deslocamento de uma frente fria pelo estado de Minas Gerais foi a causa principal da forte instabilidade isolada em Belo Horizonte. Outros pontos do estado da mesma forma anotaram episódios isolados de chuva forte a torrencial.

Nas próximas horas, com o avanço da frente fria, o risco de chuva localmente intensa e de temporais isolados será maior em municípios do Centro para o Norte do estado de Minas Gerais.

METSUL

O mapa acima mostra a projeção de chuva do modelo de alta resolução WRF para 72 horas até às 9h da manhã de sábado. Os dados indicam o risco de novas ocorrências de chuva forte a intensa em Minas Gerais, mas de forma bastante localizada.

Novas pancadas de chuva, algumas isoladamente fortes, devem ser esperadas na cidade de Belo Horizonte nesta quinta-feira, na sexta e durante o fim de semana. Os índices de água precipitável estarão altos no estado mineiro, favorecendo os episódios de chuva intensa localizada.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.