Anúncios

Prefeitura distribui água para moradores de rua na cidade de Belo Horizonte. Máxima ontem na capital mineira foi a mais alta da série histórica de mais de um século. | RODRIGO CLEMENTE/PBH

O interior de Minas Gerais teve hoje níveis excepcionais de calor em algumas cidades. O estado mineiro enfrenta alguns dos dias mais quentes de sua histórica, com temperatura que passa de 43ºC e derruba recordes históricos de máximas de mais de um século, caso da capital mineira.

As máximas nesta terça-feira em Minas Gerais, segundo a medição da rede de estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia, ficaram muito altas novamente. A cidade que teve a maior marca do estado foi São Romão, no Noroeste, com impressionantes 43,5°C.

O distrito do Instituto Nacional de Meteorologia em Belo Horizonte informou a MetSul que o recorde histórico de máxima no estado é de 44,1ºC, na estação de Pirapora, no dia 26 de abril de 2012.

Em todo o mês de setembro, o município de São Romão registrou máximas acima de 35°C em 25 dos 26 dias até agora. No mesmo período do ano passado a cidade teve máximas ao redor e acima de 35°C em 14 dias, ou seja, o calor foi menos persistente.

Os termômetros indicaram ainda hoje em Minas Gerais, de acordo com medições do órgão federal, 41,8°Cem Januária, 41,3°C em Montalvânia, 41,1°C em Mocambinho, 41,0°C em Pirapora, 40,9°C em Nova Porteirinha e Salinas, 40,2°C em Conceição das Alagoas e Ituiutaba, e 40,0°C em Unaí.

Na Grande BH, a cidade de Belo Horizonte anotou máximas nas estações automáticas de 34,2ºC no Cercadinho e 36,0ºC na Pampulha. Ontem, a Pampulha teve 38,4ºC, a maior temperatura já medida na capital mineira em estação meteorológica.

A estação que é usada para recordes, entretanto, é a de Santo Agostinho, que possui uma longa série de dados de 113 anos. A máxima ontem na estação de Santo Agostinho foi de 37,5ºC, recorde absoluto de setembro e toda a série histórica, superando os 37,4ºC de 22/10/2015. No tórrido outubro de 2020, a estação registrou 36,9ºC no dia 7, mesma marca que tinha sido observada em 16/10/2015.

O calor segue intenso em Minas Gerais nesta quarta com máximas de 40ºC a 43ºC no Norte e no Noroeste mineiro. O extremo Oeste, perto de Goiás, e o Sul de Minas devem ter marcas ao redor e acima de 40ºC em alguns locais. Em Belo Horizonte, o calor será extremo como na segunda com máximas que podem atingir de 36ºC a 38ºC, e não se afasta que a marca de ontem seja batida.