O feriadão começou com chuva forte na sexta-feira. Torres teve apenas na sexta chuva superior à média do mês inteiro na primeira metade do dia. Os acumulados na praia do Litoral Norte, aliás, impressionam. Nas 24h até 10h do dia 27 foram 20,2 mm na estação convencional do Instituto Nacional de Meteorologia. No acumulado de 24h até 10h do dia 28 foram 120,9 mm. E nas 24h encerradas às 10h do dia 29 mais 28,2 mm. Caíram, assim, 169,3 mm em Torres em apenas 72 horas. O sábado não teve muita chuva junto ao Litoral Norte gaúcho, mas o tempo seguiu com muita nebulosidade, apesar de aberturas de sol em praias mais ao Sul da região, como se antecipava. Também a ressaca esperada veio e afugentou alguns veranistas.


Ressaca sábado de manhã em Imbé por Tarsila Pereira/Correio do Povo

Se a sexta de muita água e o sábado de nuvens não foram aproveitáveis, domingo compensou. O dia foi esplêndido no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Céu azul com sol forte e temperatura agradável. Máximas de 26,7ºC em Tramandaí e 26,5ºC em Torres. O Nordestão, entre 30 e 40 km/h se fez presente, mas nada que impedisse que a praia enchesse e muito.


Praia Lotada no Litoral Norte no domingo por Tarsila Pereira/Correio do Povo

A primeira metade do feriadão foi bastante aproveitável no Litoral Sul gaúcho, onde ar mais seco cobria a região, proporcionando sol forte. No Uruguai, destino de uma grande quantidade de gaúchos nesta época do ano, o sol se fez presente em Montevidéu e ainda nas praias de Canelones, Maldonado e Rocha. Na madrugada do sábado houve chuva e raios em Montevidéu e Punta del Este. À tarde, instabilidade isolada que estava sobre o mar voltou a provocar chuva localizada na orla.


Raios no céu de Montevidéu na madrugada de sábado por Gustavo Monzon


Instabilidade nas costas de Punta del Este e Piriápolis sábado à tarde por José Pedro Montero, Sabrina Waller e Giano Guido, e lindo entardecer do domingo em La Paloma por Guillermo Alaniz

O restante do feriadão trará instabilidade para todos os principais destinos gaúcho deste feriadão. Primeiro, associada a ar quente, úmido e instável. Na sequência, por conta de uma frente fria. O sol aparece com nuvens nesta segunda em grande parte do Rio Grande do Sul, mas ainda de manhã áreas de instabilidade devem trazer chuva isolada no Oeste. Esquenta e fica abafado. Da tarde para a noite, a atmosfera quente e úmida com altas taxas de instabilidade favorece chuva isolada na maioria das regiões e que pode ser forte e até com risco de temporais com granizo e vento em alguns pontos. No final do dia, segue instável com a frente avançando pelo Sul e o Oeste com chuva e possíveis novos temporais. A temperatura à noite deve estar entre 23ºC e 25ºC na maior parte do território gaúcho. Chamamos atenção que o prognóstico para a meia-noite é altamente complicado e que não se pode garantir tempo seco em nenhuma região no horário, o que não significa ma prática chuva em todas as cidades do Estado na virada. O risco de chuva parece ser maior para as Metades Sul e Oeste com o avanço de frente fria. Poderia haver, segundo dos modelos, um intervalo de tempo seco ao redor da meia-noite no Nordeste do Estado, ao menos em parte da Serra e Litoral Norte.


Modelo global internacional analisados pela MetSul indica chance de chuva na maior parte do Rio Grande do Sul da tarde para a noite de segunda, mas perto da meia-noite parte do Nordeste gaúcho (Serra, Grande Porto Alegre e Litoral Norte) poderia ficar sem chuva, antes da chegada da frente fria na madrugada e de manhã com precipitações.

Na madrugada e manhã do dia 1º, porém, deve chover em todas regiões do Estado com o deslocamento da frente, podendo ocorrer chuva forte isolada e temporais localizados de vento e granizo. No decorrer da terça, o vento vira para Sul, até com rajadas, sobretudo na Metade Sul, marcando o ingresso de uma massa de ar frio de forte intensidade para esta época do ano. A temperatura tem uma forte queda até o final da terça em grande parte do Rio Grande do Sul. Já nesta terça o tempo melhora rapidamente com o retorno do sol, primeiro pelo Sul e Oeste, e mais tarde no Centro do Estado. Nas madrugadas de quarta e quinta a temperatura estará muito baixa para janeiro no território gaúcho, mais no Sul e no Leste. A Campanha pode ter mínimas de 10ºC a 12ºC enquanto alguns pontos de Porto Alegre podem anotar 14ºC ou 15ºC. 


Saída do modelo WRF sinaliza pancadas de chuva e temporais isolados (que podem ser até localmente fortes e com risco de danos muito localizados) da tarde para a noite desta segunda no Uruguai e Rio Grande do Sul e durante o deslocamento da frente fria entre o final da segunda e a madrugada da terça.

No litoral de Santa Catarina, nebulosidade variável nesta segunda com nuvens e períodos de sol, mas entre o meio da tarde e o começo da noite calor e umidade voltam a favorecer pancadas localizadas de chuva típica de verão. Como a instabilidade estará associada ao ar quente e úmido, e é natural que a convecção diminua à noite, muitas praias da orla de Santa Catarina podem ter tempo sem chuva na hora da virada, mas, insistimos, em escala regional o tempo não estará firme. No Uruguai, depois de um começo de segunda-feira de sol e calor acima de 30ºC que dará praia durante a manhã e o começo da tarde, fortes áreas de instabilidade se formam no país da tarde para a noite com pancadas de chuva, algumas fortes, trovoadas e risco mesmo de temporais isolados de vento forte e granizo. À noite, na hora da virada, o tempo não firma ainda em pontos da costa e do Centro e Norte do país. A melhora ocorre durante a terça com o retorno do sol ao Uruguai, porém com fortes rajadas de vento Sul que trará madrugada fria com mínimas abaixo de 10ºC no interior do país na quarta-feira.

Um feliz 2013 para todos com muita saúde, paz e realizações. Moderação na festa e no trânsito para que todos nos reencontremos no próximo ano com plena saúde ! Beijo no coração de todos e gratos pela parceria de 365 dias !!! Sempre ! Sem fronteiras !!!!