Ministry of Civil Aviation

Um Boeing 737 da empresa Air India Express se acidentou ontem em Calicute, no Sul da India, deixando pelo menos 18 mortos e mais de 120 feridos, sendo que 22 tiveram problemas graves. A aeronave com 191 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes, fazia a rota entre Dubai e a cidade de Calicute, no estado indiano de Kerala no voo IX1344. 

Ministry of Civil Aviation

Ministry of Civil Aviation

Ministry of Civil Aviation

Ministry of Civil Aviation

Os investigadores já recuperaram a caixa preta do avião e que será usada para descobrir o que causou o acidente. As condições meteorológicas devem ter enorme atenção, uma vez que os boletins meteorológicos METAR (Meteorological Aerodrome Report) registravam chuva e trovoadas (TSRA) com baixa visibilidade. 

Imagens de satélite mostravam nuvens com topos muito frios, logo com grande desenvolvimento vertical, típica de tempestades, exatamente na região do aeroporto de

Eumetsat

A tripulação tentou pousar e arremeteu, fazendo uma segunda tentativa pela outra cabeceira sob chuva, vento cruzado e baixa visibilidade. Um passageiro relatou que a aeronave sacudia muito antes de pousar. 

A Diretoria Geral de Aviação Civil da India disse em um comunicado que o avião pousou sob forte chuva e depois continuou “correndo até o fim da pista, caiu no barranco e se quebrou em dois pedaços”. 

O aeroporto onde o avião se acidentou é considerado de risco porque fica no topo de uma colina com grandes barrancos em ambos os lados da pista.  Especialistas há muito questionam a segurança de pousar em Kozhikode e várias companhias aéreas pararam de voar com aviões maiores no aeroporto por questões de segurança, de acordo com o jornal Times of India.