Anúncios

Rio do Sul (foto) é uma das cidades mais atingidas pela chuva excessiva em Santa Catarina neste mês de outubro | ANDERSON COELHO/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Quase a metade das cidades de Santa Catarina enfrenta problemas pela chuva. Conforme o mais recente boletim da Defesa Civil Catarinense, dos 295 municípios subiu para 142 o número de cidades com ocorrências relacionadas às chuvas no estado.

O balanço apontou ainda que 112 municípios catarinenses decretaram situação de emergência. São contabilizados, desde o último dia 4 de outubro, registros de chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos e granizo que atingiram residências, estradas e centros urbanos em diversas regiões.

Equipes municipais com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Assistência Social e demais estruturas do governo estadual contam com apoio da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Polícia Rodoviária Federal para atender os afetados. Até agora, 62.488 itens de assistência humanitária foram entregues em 22 municípios que solicitaram a ajuda.

Conforme a previsão da MetSul, o pior da chuva já passou em Santa Catarina, ao menos no curto prazo. Esta sexta-feira é de muitas nuvens no estado catarinense, mas ocorrem aberturas de sol localizadas, especialmente mais a Oeste. Em áreas do Leste e do Nordeste catarinense permanece a possibilidade de garoa e chuva leve em alguns pontos, entretanto com baixos volumes que não representam risco.

O sábado em Santa Catarina terá sol e nuvens no Oeste, mas do Meio-Oeste para o Sul e o Leste catarinense são esperadas ainda muitas nuvens com predomínio de nublado a encoberto na maioria das cidades destas regiões. Pode ter chuva muito fraca ou garoa em setores do Leste catarinense. O dia começa mais frio no Planalto Sul, com marcas ao redor dos 5ºC, mas será agradável na maior parte das cidades catarinenses.

Já o domingo terá ainda muitas nuvens no Leste de Santa Catarina enquanto entre o Oeste e o Meio-Oeste o sol aparece com nuvens, mas com posterior aumento da cobertura de nebulosidade. A atmosfera volta a se instabilizar e áreas de instabilidade avançam com chuva localizada, especialmente da tarde para a noite, atingindo diversas regiões catarinenses. A chuva em alguns pontos será acompanhada de trovoadas.