Anúncios

O ciclone responsável por trazer ontem vento acima de 100 km/h no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo se afasta do continente, mas seus efeitos ainda devem ser sentidos entre hoje e amanhã no Sul e no Sudeste do Brasil.

Imagem de satélite do ciclone na madrugada desta terça | NOAA

Mesmo com o afastamento do sistema, os ventos muitos intenso em alto mar – e que passam de 150 km/h em torno do centro do ciclone em alto mar a uma grande distância da costa – ainda provocam forte agitação marítima nos litorais do Sul e do Sudeste.

A ressaca do mar prossegue hoje no litoral do Sul do Brasil, mas deve começar a perder força no decorrer do dia na costa gaúcha. No litoral do Sudeste, entretanto, a agitação marítima aumenta entre hoje e amanhã nas costas de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Por outro lado, com o distanciamento gradual do ciclone extratropical, o vento diminui e bastante a partir desta terça à medida que ar mais seco e frio de alta pressão avança com vento mais fraco e até calmo em alguns lugares. Outra consequência é a melhora do tempo com sol e nuvens no Sul do Brasil e em São Paulo.

No Rio Grande do Sul, o sol aparece nesta terça com amplos períodos de céu claro na Metade Oeste e na Campanha. A massa de ar frio sobre o estado traz um dia de temperatura baixa, embora com máximas mais altas que ontem. Faz frio cedo e novamente à noite com geada em pontos da Metade Oeste ao amanhecer.

Já a quarta-feira será ensolarada no Rio Grande do Sul e com amplos períodos de céu claro. Com tempo mais aberto, ar mais seco e vento mais calmo, a madrugada será muito fria com marcas ao redor e abaixo dos 5ºC na maioria das regiões, o que vai trazer geada. Marcas negativas são esperadas nos Campos de Cima da Serra que terá um começo de dia congelante. A tarde será amena, mas volta a esfriar rapidamente no começo da noite.

Na quinta-feira, o sol mais uma vez predomina no território gaúcho, mas no Oeste e no Sul devem ingressar nuvens altas. Faz frio cedo em todas as regiões e intenso em pontos de baixadas das regiões serranas. Nos Aparados, chance de marcas abaixo de zero na área de São José dos Ausentes. A tarde será amena na Metade Sul, no entanto ingressa ar quente na Metade Norte com máximas acima de 20ºC.

Na sexta-feira, primeiro dia de agosto, o sol aparece com nuvens e a nebulosidade vai aumentar no decorrer do dia a partir do Oeste e do Sul, onde o céu pode passar a nublado e encoberto. Não se afasta chuva até o fim do dia em pontos do Oeste e do Sul perto da fronteira com o Uruguai. Faz menos frio cedo e a tarde será quente na Metade Norte, até com marcas acima de 25ºC em alguns municípios.

Em São Paulo, o sol aparece hoje e nos próximos dias. A capital paulista terá noites de temperatura mais baixa com madrugadas frias nesta quarta e na quinta-feira a ponto de em alguns bairros mais ao Sul da cidade as mínimas ficarem ao redor e abaixo dos 5ºC. As tardes serão amenas a agradáveis com maior aquecimento no final da semana.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.