Radical diferença de temperatura marca a tarde desta segunda-feira no Rio Grande do Sul com calor de verão em parte do estado e o rigor do frio de inverno em outras áreas do território gaúcho. A temperatura variava literalmente entre 8ºC e quase 32ºC no mesmo horário na geografia gaúcha.
A temperatura às 15h no Sul e no Oeste gaúcho era de 8,9ºC em Pedras Altas, 9,5ºC em Pinheiro Machado, 10,1ºC em Canguçu, 10,6ºC em Aceguá e Jaguarão, 11,0ºC em Livramento, 11,1ºC em Piratini, 11,7ºC em Caçapava do Sul, 12,1ºC em Bagé, 12,2ºC em Lavras do Sul e Quaraí, 12,5ºC em Dom Pedrito, 12,6ºC em Encruzilhada do Sul, e 13,3ºC em Uruguaiana.
No mesmo horário, no Noroeste e no Norte do estado, os termômetros indicavam 31,5ºC em Porto Xavier, 30,8ºC em Santa Rosa, 30,6ºC em Porto Vera Cruz, 29,1ºC em Pejuçara, 28,7ºC em Espumoso, e 28,1ºC em Não-Me-Toque.
Em São José dos Ausentes, a cidade mais fria do estado, a 1.200 metros de altitude, a temperatura às 15h atingia numa das estações do município 22,8ºC, marca mais alta no horário que em Porto Alegre, quase ao nível do mar, que anotava entre 17ºC e 18ºC na maioria dos bairros.
Em Gramado, uma situação interessante. Estação mais ao Sul do município e, assim, mais perto do ar frio que avança até a parte Sul da Serra, estava às 15h com temperatura de 14ºC. Outra estação mais ao Norte do município, assim mais próxima do ar quente do Norte da Serra, tinha 19ºC no mesmo horário.
Esta radical diferença de temperatura já era prevista pela MetSul Meteorologia. Em boletim publicado ontem, a MetSul ilustrava: “quem pegar, por exemplo, um avião em Bagé à tarde para Santa Rosa vai deixar a cidade da Campanha com muito frio e chegar à cidade do Noroeste uma hora depois com calor”.
Por que a radical diferença de temperatura entre o Sul e o Norte do estado na tarde desta segunda-feira? Neste momento, há uma frente semi-estacionária entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, gerando o contraste térmica entre diferentes regiões do estado gaúcho.
Observe na imagem de satélite das 15h como o tempo estava aberto, inclusive com céu claro em vários pontos, no Noroeste e no Norte do estado. Trata-se da área que está sob influência do ar tropical quente que predominou no fim de semana no território gaúcho. No Sul e fronteira com o Uruguai, a nebulosidade predomina e chove em vários pontos. Na faixa central do estado, há muita nebulosidade e garoa isolada.
A previsão do tempo para amanhã indica muitas nuvens no Rio Grande do Sul, mas o sol deve aparecer em pontos da Metade Norte. O sistema frontal semi-estacionário desloca-se um pouco para o Norte. Chove principalmente em municípios do Oeste e do Sul, mas as precipitações avançam para pontos do Centro do estado, inclusive Porto Alegre. Na Metade Norte, a chuva será muito irregular e não chega a chover em todas as cidades. A temperatura estará amena a agradável na maior parte do estado.