Anúncios

Paisagem totalmente congelada hoje cedo em Jaquirana, nos Campos de Cima da Serra, com registro de geada severa (hoarfrost) no começo do dia | Jânio Quadros

Meio Rio Grande do Sul abaixo de zero. Grande parte do Estado amanheceu nesta terça com temperatura abaixo de zero. Dezenas de municípios, perto de 50, que contam com estações meteorológicas registraram mínimas negativas hoje cedo. É o maior número deste ano até agora à medida que muitos municípios gaúchos registraram as suas mínimas de 2021 até agora.

A temperatura caiu abaixo de zero em todas as regiões do Rio Grande do Sul, exceto a Grande Porto Alegre e o Litoral Norte. Mínimas negativas, por exemplo, ocorreram no Oeste, no Sul, no Centro do Estado, nas Missões, no Alto Jacuí, no Planalto Médio, no Médio e Alto Uruguai, nos vales, na Serra, e nos Aparados da Serra.


A menor temperatura registrada hoje no Rio Grande do Sul se deu na estação da Epagri em Vacaria, nos Campos de Cima da Serra, onde os termômetros indicaram 6,0ºC abaixo de zero. Veja a lista de municípios que anotaram marcas negativas hoje no estado gaúcho.

Vacaria: -6.0°C
Capão Bonito do Sul: -5,4°C
São José dos Ausentes: -5,0°C
Soledade: -4,8°C
São José do Ouro: -4,7°C
Getúlio Vargas: -4,6°C
Pedras Altas: -4,2°C
Pelotas: -3,9°C
Chapada: -3,6°C
Canela: -3,4°C
Campos Borges: -3,3°C
Pontão: -3,3°C
Carazinho: -3,1°C
Lagoa Vermelha: -3,0°C
Espumoso: -2,9°C
Farroupilha: -2,8°C
Bom Jesus: -2,7°C
Quaraí: -2,7°C
Quatro Irmãos: -2,7°C
Salto do Jacuí: -2,7°C
Coxilha: -2,6°C
Marau: -2,5°C
São Francisco de Paula: -2,4°C
Serafina Correa: -2,4°C
Tapera: -2,3°C
Tio Hugo: -2,3°C
São Sepé: -2,2°C
Jacutinga: -2,0°C
Garibaldi: -1,9°C
Palmeira das Missões: -1,9°C
Santa Rosa: -1,8°C
Pinhal da Serra: -1,7°C
Lavras do Sul: -1,6°C
São Gabriel: -1,6°C
Quinze de Novembro: -1,4°C
Vila Nova do Sul: -1,4°C
Quevedos: -1,3°C
Bagé: -1,0°C
Alegrete: -0,8°C
Barra do Ribeiro: -0,8°C
Nova Bassano: -0,7°C
Muitos Capões: -0,6°C
Sarandi: -0,6°C
Júlio de Castilhos: -0,5°C
Condor: -0,4°C
Ilópolis: -0,4°C
Passo Fundo: -0,4°C
Pinhal Grande: -0,4°C
Teutônia: -0,3°C
Ibirubá: -0,2°C
Santa Maria: -0,1°C
Santo Ângelo: -0,1°C
Santo Augusto:-0,1°C

O frio intenso trouxe ainda muita geada, fenômeno que foi observado em todas as regiões gaúchas, inclusive na Grande Porto Alegre e em pontos do litoral. Houve ainda o registro de congelamento em grande número de localidades devido à quantidade alta de cidades que tiveram mínimas abaixo de zero hoje cedo.

Geada na Catedral de Pedra (Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes), no Centro de Canela, neste amanhecer. Temperatura na estação do Parque Estadual do Caracol chegou a 3,4°C negativos | Edimilson Watzlavick

Geada hoje cedo em Sobradinho | Krisna Puntel

Geada no lago São Bernardo hoje de manhã em São Francisco de Paula | Nilson Wolff

A geada foi forte na maioria dos municípios do Rio Grande do Sul e forte a severa em alguns, o que deve provocar reflexos na cultura de trigo e prejuízos grandes para produtores de hortaliças. Os campos amanheceram brancos em grande parte do interior gaúcho com paisagens tipicamente invernais.


A previsão da MetSul é de que a madrugada desta quarta-feira seja novamente muito fria no Rio Grande do Sul. Dependendo da localidade, as mínimas devem ser mais altas ou menores do que as registradas no dia de hoje.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

O frio de baixada tende a se intensificar com mínimas muito baixas em pontos baixos ou de fundo de vale de áreas de relevo e ainda nas planícies como da Depressão Central gaúcha.

Anúncios