A massa de ar quente que há dias deixa o tempo abafado no Estado irá atingir força máxima nesta quarta. Isso ocorre por conta de uma corrente de vento nos baixos níveis da atmosfera, chamada tecnicamente de jato de baixos níveis, que irá acelerar na direção do Estado.
Como resultado a temperatura subirá muito e há expectativa de rajadas de vento o dia inteiro. Atenção para a região central do estado, em Santa Maria, com expectativa de rajadas de vento forte e aquecimento.
A terça-feira manteve a escalada da temperatura com intenso abafamento em diversas regiões do Estado. A temperatura oscilou ao redor de 30°C em vários municípios, inclusive na serra gaúcha.
O dia foi cinzento e de forte abafamento. Isso ocorreu porque o mesmo vento que transportou o ar quente carregou a fumaça das grandes queimadas que ocorrem no Centro e Norte do continente na direção do Sul.
A instabilidade recuou na direção do Uruguai de forma que a fumaça chegou até mesmo a Zona Sul do Estado.
Na imagem feita no município de Morro Redondo na serra sudeste é possível ver o efeito alaranjado no sol que há dias registramos em cidades mais ao Norte.
A rede de estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia registrou 33,8°C em Santa Rosa, 33°C em Teutônia, 32,8°C em Campo Bom, 32,5°C em Frederico Westphalen, 30,9°C em Santo Augusto, 30,6°C em São Borja, 30,5°C em Erechim, 30°C em Palmeira das Missões e 29,9°C em Tupanciretã e 29,7°C na capital.
Dados de estações particulares anotaram 35,6°C em Porto Vera Cruz e Porto Xavier, 35,4°C em Santa Rosa, 35,3°C em Três Coroas, 34,5°C em Teutônia, 34,4°C em Horizontina, 33,9°C em Alpestre, 33,7°C em Colinas e Estrela, 33,4°C em Taquara, 33,2°C em Santo Cristo e Portão, 33°C em Santo Ângelo, Imigrante 32,9°C, Maquiné 32,9°C E , 32,8°C em Três Passos
Temperatura subirá ainda mais nesta quarta com previsão de mais fumaça
Massa de ar quente chega ao seu ápice nessa quarta-feira no Rio Grande do Sul. O vento Norte/Noroeste acelera na direção do Estado com rajadas moderadas e pontualmente fortes durante o dia. A previsão é de um amanhecer abafado com mínimas entre 22 e 24°C em diversas regiões.
As máximas irão passar de 33°C na grande maioria das áreas com até 38°C no Noroeste e Norte. Na região metropolitana e nos vales a expectativa é de 35 a 37°C. A exceção será a Campanha e o Sul do Estado que terão máximas ao redor de 18 a 20°C por conta da instabilidade que se aproxima com muitas nuvens e chuva esparsa.
Durante a tarde o ar seco garante a presença do sol e o vento se encarrega de elevar rapidamente a temperatura com previsão de uma tarde escaldante para os padrões de setembro. O ar quente transporta mais fumaça para a região e favorece densa camada de fuligem e fumaça com expectativa de mais um dia de baixa qualidade do ar e céu cinzento em grande parte das regiões.
As saídas do modelo europeu com a previsão da profundidade óptica para esta quarta-feira projetam um maciço corredor de fumaça que percorrerá milhares de quilômetros até chegar ao Rio Grande do Sul. Uma importante parcela da parte meridional do continente sul americano estará coberta pela fumaça das queimadas.
A longa trajetória da fumaça tem aparente começo entre o Peru e o Amazonas e Centro Oeste brasileiro, Bolívia cruzando o Paraguai, Norte da Argentina e até chegar ao estado gaúcho e departamentos ao norte do Uruguai.
Em quase todas essas regiões há focos de queimadas que contribuem para esta enorme coluna de fuligem que viaja conforma a direção do vento nos baixos níveis da atmosfera.