A segunda massa de ar frio de maior intensidade deste outono ingressa no Sul do Brasil entre esta quarta e a quinta-feira. Vai ser responsável por um acentuado declínio da temperatura. A previsão é que a incursão de ar frio traga temperatura muito baixa para abril nas madrugadas. As mínimas devem ficar perto de 0ºC em cidades de maior altitude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Haverá pontos com marcas negativas. O frio deve trazer ainda formação de geada e que pode chegar ao Paraná.
Esta segunda massa de ar frio vai proporcionar temperatura semelhante ao que foi observado na primeira do final de março. As mínimas devem ficar 6ºC a 8ºC abaixo do que é normal para abril. Já as máximas tendem a ficar 4ºC a 5ºC abaixo das médias normais do período da tarde em abril.
Como é ainda começo de outono, o frio nesta época se limita mais à noite, madrugada e o começo da manhã. Com isso, as marcas são amenas ou agradáveis durante a tarde. É bastante frequente durante o outono que se produza o chamado “efeito cebola” em que as pessoas saem de casa mais agasalhadas cedo da manhã pelo frio e ao longo do dia vão retirando as peças de vestuário de inverno com a subida da temperatura.
A massa de ar frio começa a ingressar no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira e vai induzir instabilidade com chuva em pontos do Norte e da Metade Leste do território gaúcho, possivelmente também na área de Porto Alegre. Embora o dia ainda tenha temperatura agradável, o resfriamento começará a ser percebido no fim da quarta a partir do Oeste e do Sul do estado gaúcho.
Será no final da quarta que ocorrerão as mínimas do dia à medida que o ar frio avança do Uruguai e da Argentina para o Sul do Brasil. O dia deve terminar com marcas de 11ºC a 13ºC no Sul gaúcho e na Campanha, e até menores na Serra do Sudeste. Nas demais regiões gaúchas, a queda da temperatura deve ser percebida mais ao longo da madrugada da quinta-feira.
Ar frio vai alcançar o Centro-Oeste e o Sudeste
A massa de ar frio que vai ingressar não é intensa, mas vai conseguir alcançar o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. Com efeito, diversos estados destas regiões devem experimentar queda da temperatura e muitas cidades que têm sofrido com calor mesmo em abril devem ter um alivio. Mais ao Centro do Brasil, o efeito do ar frio na maioria dos pontos será percebido mais como um refresco que propriamente frio.
Veja na sequência de mapas do modelo GFS acima com as anomalias (desvio da média) de temperatura em 850 hPa (nível de pressão de 1.500 metros de altitude) como o ar frio avançará pelo território brasileiro e conseguirá alcançar estados tanto do Centro-Oeste como do Sudeste na segunda metade desta semana.
Onde deve fazer mais frio no Centro-Oeste é no Sul do Mato Grosso do Sul com mínimas de 11ºC a 13ºC na região de Ponta Porã. No Sudeste, as noites do fim de semana serão frias em diferentes pontos do estado de São Paulo. A capital paulista deve ter as mínimas do ano com 11ºC a 12ºC, mas marcas menores na rede do CGE da Prefeitura. Na cidade do Rio de Janeiro, o ar frio chega na sexta e garantirá um fim de semana bastante ameno.
Sexta-Feira Santa começará gelada no Sul
Os estados do Sul do Brasil devem ter uma sequência de madrugadas frias a partir de quinta até o começo da semana que vem. O feriadão inteiro de Páscoa terá noites frias. A madrugada mais gelada na maioria das cidades do Sul será a da sexta-feira. O perfil seco da atmosfera por sucessivas noites favorecerá a sequência de madrugadas de temperatura baixa.
As menores mínimas no Rio Grande do Sul devem ocorrer nos Aparados da Serra e na região de Soledade, além da área de Pinheiro Machado, na Serra do Sudeste. São esperadas marcas de até 0ºC a -1ºC. No Planalto Sul Catarinense, marcas de -1ºC a -3ºC são prováveis. Vai fazer muito frio também em locais do Planalto Norte de Santa Catarina e até no Planalto de Palmas, no Sul do Paraná.
Grande parte do Rio Grande do Sul terá mínimas de um dígito neste episódio de frio. Mínimas de 3ºC a 5ºC podem ocorrer nos locais mais frios da fronteira com o Uruguai e do Sul, mas, no geral, as mínimas nestas regiões devem descer a 5ºC a 7ºC. No Centro do Estado, na área de Santa Maria, as mínimas devem cair a 8ºC a 10ºC. No Norte do Estado, em baixadas da região de Passo Fundo, haverá pontos com 4ºC a 5ºC.
Na Serra, destino de muitas pessoas nesta Páscoa, Gramado e Canela devem ter mínimas nas suas áreas urbanas de 7ºC a 9ºC, mas em baixadas das zonas rurais dos dois municípios pode fazer 3ºC a 5ºC. A sexta terá as menores mínimas e no fim de semana as marcas se elevam um pouco.
Noites com geada
A incursão de ar frio deve trazer geada para o Sul do Brasil. Modelos chegaram a apontar a ocorrência de geada para o Sul de Minas Gerais, na Mantiqueira, mas depois deixaram de indicar. Há possibilidade de gear em cidades dos três estados do Sul, especialmente na madrugada da sexta-feira.
Há possibilidade média de gear em locais da Campanha, da fronteira com o Uruguai, e em baixadas da Serra, Centro-Serra (área de Sobradinho), do Planalto e do Médio e Alto-Uruguai, além do Planalto de Palmas. É alta a chance de geada na Serra do Sudeste, nos Aparados, na região de Soledade, no Planalto Sul Catarinense e Planalto Norte de Santa Catarina.
Grande Porto Alegre
O frio não deve ser muito diferente do que foi observado no fim de março, quando Porto Alegre teve mínima de 10ºC e o Vale do Sinos registrou 7ºC em Novo Hamburgo. A capital gaúcha deve ter mínimas entre 11ºC a 13ºC na quinta, sexta, sábado, domingo e segunda-feira. Dependendo do dia, pela cobertura de nuvens, as mínimas caem mais ou menos, mas dentro deste intervalo. Na região metropolitana, alguns pontos devem ter entre 8ºC e 10ºC.