Anúncios

Uma massa de ar frio ingressa no Rio Grande do Sul entre está segunda e a terça-feira, trazendo queda de temperatura após um fim de semana marcado pela alta temperatura e sensação de forte abafamento. A temperatura máxima no sábado chegou a 38,9ºC em Santa Rosa, no Noroeste gaúcho. 


O ar frio que chega não chega a ser intenso, mas trará temperatura baixa na madrugada para esta época do ano na maioria das regiões gaúchas no decorrer da semana. As mínimas devem cair abaixo dos 10ºC em algumas regiões como a Serra, o Planalto Médio, os Aparados, a fronteira com o Uruguai e a Campanha, e a Serra do Sudeste. Na região metropolitana de Porto Alegre, as menores marcas durante a semana devem se situar entre 12ºC e 14ºC, abaixo do que é o normal para esta época do ano. A temperatura mínima média histórica do mês de novembro na capital gaúcha (série 1961-1990) é de 17,0ºC. 


O efeito do ar frio será mais sentido no Sul e no Leste gaúcho, mas a queda da temperatura será sentida em todo o Estado. As tardes devem ter máximas bem agradáveis para uma segunda quinzena de novembro. Não há indicativo, felizmente, de geada nas principais áreas agrícolas, afinal a ocorrência do fenômeno tão tardiamente traria muitos prejuízos nas lavouras gaúchas. 

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

O ar frio, por outro lado, deve favorecer a ocorrência de vento pelo contraste térmico entre o oceano e o continente com rajadas por vezes fortes principalmente da tarde para a noite. O vento pode soprar moderado com rajadas em algumas áreas também no ingresso do ar frio neste começo de semana.

Anúncios