Anúncios

Nuvem de tempesrade ingressando na tarde de hoje no município de Ijuí, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Ar excepcionalmente quente no Norte da Argentina e no Paraguai contribui para a formação de mais tempestades no Sul do Brasil nesta terça-feira. | CARLOS KIST

Uma massa de ar extraordinariamente quente sobre o Norte da Argentina e o Paraguai contribui para a formação de nuvens de temporais sobre o Sul do Brasil com tempestades que, isoladamente, são fortes a severas com queda de granizo de variado tamanho e vendavais, alguns potencialmente fortes a intensos e com danos. A temperatura atingiu 45ºC na Argentina e passou de 46ºC no Paraguai na tarde desta segunda-feira.

A temperatura às 15h desta segunda-feira na rede do Serviço Meteorológico Nacional da Argentina (SMN) atingia 44,6ºC em Las Lomitas (Formosa); 43,7ºC em Resistencia (Chaco); 43,1ºC em Presidencia Roque Sáenz Peña (Chaco); 42,1ºC em Corrientes (Corrientes); e 40,4ºC em Formosa (Formosa).

No Paraguai, de acordo com dados da Direção de Meteorologia e Hidrologia (DMH), as máximas desta segunda-feira atingiram 46,1ºC em Presidente Hayes; 44,8ºC em Boquerón; 43,6ºC no Alto Paraguai; 43,4ºC em Concepción; e 43,1ºC em Ñeembucú. No aeroporto internacional de Assunção, em Luque, a máxima foi de 42,5ºC.

A massa de ar extremamente quente repercutia em áreas mais a Oeste do território brasileiro. No Mato Grosso do Sul, perto da fronteira com o Paraguai, a temperatura na tarde de hoje chegou a 42,5ºC em Porto Murtinho. No Paraná, a máxima em Marechal Cândido Rondon, no Oeste do estado, atingiu 38,4ºC.

Mesmo no Rio Grande do Sul, onde grande parte do estado estava com chuva e raios, o ar quente trouxe forte calor. A massa de ar superaquecida avançou sobre a Fronteira Oeste e o extremo Noroeste gaúcho com aberturas de sol, elevando acentuadamente a temperatura que atingiu 34,4ºC em Porto Vera Cruz e 32,1ºC em Porto Xavier.

O mapa com a anomalia de temperatura em superfície do meio da tarde de hoje, a partir de dados do modelo meteorológico alemão Icon, indicava uma área com temperatura 10ºC a 15ºC acima do normal entre o Norte da Argentina e o território paraguaio com as maiores máximas sobre a região do Chaco. O bolsão de ar extremamente quente está associado a um centro de baixa pressão térmico de 996 hPa a 1.000 hPa entre o Norte argentino e a Bolívia.

Ar tropical formou frente quente com temporais

O ar muito quente ao avançar sobre o Rio Grande do Sul e encontrar maior umidade e ar mais ameno de um centro de alta pressão no Atlântico acabou por organizar uma frente quente com chuva intensa e temporais nesta segunda-feira. No Oeste, o avanço do ar excepcionalmente quente garantiu abertura com sol e calor.

Na manhã de hoje, uma forte tempestade com vendaval causou o bloqueio da BR-285 em Panambi. Com o vento, árvores caíram sobre a pista entre o trevo de acesso a Cruz Alta e o trevo do Posto 300. As duas pista foram obstruídas, impossibilitando o tráfego de veículos. A estação do Instituto Nacional de Meteorologia em Cruz Alta registrou rajada de vento de 81 km/h.

RÁDIO UIRAPURU

Os temporais trouxeram ainda chuva torrencial com granizo em diversos municípios do Rio Grande do Sul. Houve queda de granizo pequeno em alguns locais da Grande Porto Alegre, como em Canoas e em Gravataí, mas que não causou danos.

Em alguns pontos do interior gaúcho, o granizo foi de tamanho médio a grande. Foi o caso do município de Garibaldi, na Serra Gaúcha, onde um temporal durante a manhã trouxe pedras de gelo de maior diâmetro para a localidade.

Novos temporais devem ser esperados

A MetSul Meteorologia alerta que novos temporais devem ser esperados nesta noite e durante a terça-feira no Rio Grande do Sul. As tempestades, mais limitadas ao estado gaúcho nesta segunda, devem se estender agora a pontos de Santa Catarina e do Paraná à medida que a frente quente se converte em fria e começa a se deslocar para o Norte.

A instabilidade ganha muita força entre a noite desta segunda e a madrugada da terça sobre o Norte gaúcho e Santa Catarina com chuva forte a intensa e tempestades com alto risco de granizo e vendavais localizados. Os mapas acima mostram as projeções do modelo europeu para a noite de hoje e a madrugada, manhã e tarde da terça.

No decorrer desta terça, o Norte gaúcho será a região do Rio Grande do Sul com maior instabilidade enquanto o risco de temporais será mais elevado sobre Santa Catarina e o Paraná, onde algumas tempestades isoladas podem ser fortes a severas com registro de alagamentos e inundações repentinas, além de danos por queda de granizo e vendavais.

Como consultar os mapas

Todos os mapas neste boletim podem ser consultados pelo nosso assinante (assine aqui) na nossa seção de mapas. A plataforma oferece ainda mapas de chuva, geada, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio e raios, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.