Pontos da Grande Porto Alegre registraram metade da média de chuva histórica do mês inteiro de outubro só nesta segunda, apontam dados de estações de monitoramento meteorológico. Os acumulados até o começo da noite desta segunda estavam entre 50 mm e 70 mm em muitas áreas da área metropolitana e seguia chovendo.
A chuva começou no final da madrugada e ganhou força durante a manhã, com alguns momentos de pancadas fortes. As trovoadas foram frequentes na Grande Porto Alegre com registro de queda isolada de granizo miúdo em cidades como Canoas e Gravataí.
De acordo com dados de medições do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres e do Instituto Nacional de Meteorologia, os acumulados até 19h de hoje na Grande Porto Alegre atingiam 62 mm em Campo Bom, 61 mm em Canoas, 59 mm em Gravataí e São Leopoldo, 56 mm em Eldorado do Sul, Novo Hamburgo e Viamão, 52 mm em Sapucaia do Sul, e 40 mm em Alvorada.
Em Porto Alegre, a chuva acumulada até o começo da noite desta segunda-feira chegava a 55 mm. A maior parte da cidade registrava entre 45 mm e 55 mm. A precipitação média histórica de outubro em Porto Alegre pela série 1991-2020 é de 153,2 mm.
A previsão da MetSul Meteorologia indica a manutenção de instabilidade nesta terça na Grande Porto Alegre. Muitas nuvens permanecem sobre a Grande Porto Alegre nesta terça e o tempo não firma. O dia ainda tem chuva, embora com volumes menores do que ontem, quando até o fim da tarde se anotava 60 mm em vários pontos da região. Alguns momentos do dia devem ser sem precipitação, mas com tempo fechado. A temperatura não muda muito e começa a refrescar mais da tarde para a noite.