Previsão do tempo é de outro dia de temperatura acima da média de julho na Grande Porto Alegre mesmo sem expectativa de calor | DANIEL FLECK

O contraste térmico que há dias marca o tempo no Rio Grande do Sul vai prosseguir durante esta quarta-feira no Rio Grande do Sul com temperatura mais baixa no Sul e elevada para esta época do ano em municípios mais ao Norte e o Noroeste gaúcho. Consequência de persistente bloqueio atmosférico que coloca o território gaúcho entre uma massa de ar seco e mais quente e outra mais fria.

O sol aparece com nuvens ao menos em parte desta quarta-feira na maioria das cidades do Rio Grande do Sul, mas haverá muitas nuvens sobre o Estado com períodos de nublado a encoberto em diversas regiões, incluindo a região metropolitana. Nevoeiro e neblina em alguns pontos. Segue a perspectiva de chuva em pontos de parte do Oeste e, principalmente, no Sul gaúcho. Maior instabilidade na área entre o Chuí, Bagé e Pelotas. Na faixa central do Estado pode ocorre precipitação inapreciável ou ínfima de caráter isolado.

Ar mais quente mantém a temperatura muito acima da média na Metade Norte enquanto que no Sul gaúcho ar mais frio e instabilidade trazem menor variação térmica e temperaturas mais baixas. A maior parte do Sul gaúcho deve ter máximas abaixo dos 20ºC. Em Porto Alegre, esta quarta-feira terá temperatura oscilando entre 15ºC e 24ºC. Na Serra, novamente máximas de 25ºC ou mais em alguns pontos mais ao Norte da região. No Noroeste, máximas à tarde de até 28ºC.

Na Grande Porto Alegre, o sol até aparece com nuvens nesta quarta-feira, mas ocorrem períodos com maior nebulosidade em que o céu fica nublado a encoberto. Mesmo alguns pingos de chuva não são descartados de forma isolada e passageira. O dia começa ameno e o vento traz sensação de frio, mas a tarde tem temperatura agradável e acima da média desta época do ano mais uma vez com marcas de até 23ºC a 25ºC mais ao Norte da região.