Anúncios

Volumes muito elevados de chuva, como alertados pela MetSul, têm sido registrados no Leste e no Nordeste catarinense. Diversas estações reportam acumulados acima dos 100 mm neste começo de semana e há registros de volumes em 72h de até 220 mm na região de Joinville.

A chuva muito volumosa no Leste catarinense é favorecida pelo fluxo de umidade que vem do oceano para o continente com uma massa de ar frio e de alta pressão sobre o Oceano Atlântico. Os ventos úmidos vindos do mar, ao encontrarem as áreas de maior altitude da Serra, acabam ascendendo na atmosfera e com o resfriamento geram condensação. O efeito é chuva orográfica, associada ao relevo, que produz volumes de chuva elevados.


As precipitações volumosas, até superiores a 200 mm em 72h, no Nordeste e no Leste catarinense trouxeram deslizamentos de terra em diferentes locais. Uma encosta cedeu sobre uma casa em Blumenau. Em Corupá, queda de barreiras e deslizamentos em vários pontos do município.


Defesa Civil de Blumenau

Prefeitura de Corupá

A MetSul alerta que a instabilidade prossegue no Leste e no Nordeste de Santa Catarina ao longo da terça-feira e que, com o solo já saturado pelas excessivas precipitações, há um alto risco de novos deslizamento de terra na região.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios