Anúncios

Vendaval derrubou árvores em Livramento | FABIAN RIBEIRO

A chegada de frente fria formou uma linha de tempestades que cruzou o Rio Grande do Sul na madrugada desta quinta com vendavais por diversas áreas. Um forte jato de baixos níveis antecipou a chegada da frente e garantiu uma madrugada de intenso abafamento com marcas acima de 30°C.

Uma linha de tempestades, como os modelos antecipavam, se formou de Oeste a Leste do Estado por centenas de quilômetros se deslocando de Sul para Norte. A temperatura ao redor das 5h da madrugada, segundo medição da rede de estações automáticas do INMET, era de 32,7°C em Campo Bom.

Esse linha de tempestades era formada por nuvens de grande desenvolvimento vertical com topo frio e alta incidência de raios. O deslocamento foi muito rápido e em cerca de 3 horas a linha avançou da fronteira com o Uruguai até atingir a região central do Estado.

Na medida em que a linha de tempestades foi avançando a temperatura entrou em declínio com refresco que chegou primeiro aos municípios da Metade Sul e Oeste. Por volta das 5h enquanto fazia 32,7°C em Campo Bom o INMET registrava 17,7°C em Canguçu e Caçapava do Sul. Uma diferença de 15°C entre a região metropolitana e o sul o Estado.

JATO DE BAIXOS NÍVEIS FAVORECEU CALOR DE 30° C NA MADRUGADA

Em Santa Maria, no centro do Estado a temperatura era de 31,2°C ao redor da meia noite, as 1h fazia 31,5°C, às 2h 31,9°C, às 3h a temperatura era de 32°C, às 4h caiu para 19,3°C. Isso ocorreu por conta do vento norte que predominou forte durante madrugada com rajadas ao redor de 50 km/h com pico de vento forte às 5h quando alcançou 91 km/h.

A imagem de satélite do começo do começo da madrugada mostrava céu claro em grande parte do Estado por conta da atuação do ar seco e quente do quadrante Norte que favoreceu esse superaquecimento.

Em Campo Bom ocorreu fenômeno semelhante com elevação da temperatura durante a madrugada. Segundo medição da estação do INMET a temperatura de hora em hora desde a meia noite foi de 26,8°C às 00h, 26,6°C às 1h, 29,5°C às 2h, 32,2°C às 03h, 32,1°C às 4h e 32,7°C às 5h.

Esse aquecimento fora do normal que ocorreu na madrugada em Campo Bom e em Santa Maria se deve a atuação do jato de baixos níveis.

Uma corrente de vento de Norte/Noroeste a mais ou menos 1500 metros da superfície que tem origem a leste dos Andes que se origina entre o Centro Oeste e a Bolívia transporta calor e umidade colaborando para a formação de frentes frias e ciclones.

Por outro lado, essa corrente de vento interagindo com o relevo de Santa Maria e de Campo Bom, que ficam num vale, superaquece o ar por compressão ao descer a encosta dos morros gerando que se chama tecnicamente de aquecimento adiabático com grande elevação térmica mesmo na madrugada.

VENDAVAIS DE MAIS 140 KM/H ATINGIRAM O ESTADO

Entre o fim da noite de ontem e a madrugada desta quinta-feira os vendavais acompanharam a passagem da frente. As rajadas de vento ultrapassaram os 100 km/h em vários municípios, conforme registro da rede de dados do INMET,  conforme lista abaixo:

Soledade 141 km/h

Cruz Alta 140 km/h

Rio Grande 114 km/h

Capão do Leão 110 km/h

São Borja 107 km/h

São Luiz Gonzaga 91 km/h

Santa Maria 91 km/h

Canguçu 90 km/h

Porto Alegre 90 km/h

Dom Pedrito 88 km/h

Santana do Livramento 85 km/h

Quaraí 85 km/h

Teutônia 84 km/h

Santa Vitoria do Palmar 83 km/h

Bento Gonçalves 75 km/h

CHUVA

O avanço rápido da instabilidade fez com que os volumes de precipitação não fossem tão elevados. Segundo rede de dados do SIMAGRO, CEMADEN e INMET das últimas 12 horas choveu 98 mm em Jaguarão, 59 mm em Rio Grande, 40 mm em Bagé, Uruguaiana e Dom Pedrito, 36 m em Rosário do Sul e Alegrete, 32 mm em Caçapava do Sul e Santiago.

Anúncios