Anúncios

Agência Brasil/EBC

O tempo vai seguir sujeito à instabilidade em São Paulo, especialmente no Leste paulista. É o que indica a previsão do tempo da MetSul Meteorologia. 

O estado de São Paulo ainda tem sua condição de tempo afetada pelo cavado em altitude associado ao sistema frontal em superfície que atua neste momento entre o Norte do Rio de Janeiro, Leste de Minas Gerais e o Sul do Espírito Santo.


Na tarde de ontem, a instabilidade gerada pelo cavado e a disponibilidade de umidade com elevadas temperaturas, principalmente no período da tarde, foi responsável pela formação de tempestades isoladas em praticamente todas as áreas do estado paulista. 

Em algumas localidades estas tempestades trouxeram 30 a 40 milímetros de chuva em questão de uma hora. Um dos pontos em que a chuva caiu forte e rápida foi na capital paulista, deixando as zonas Leste e Sul em estado de atenção para alagamentos, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE). 

Municípios do Sul paulista, como Bom Sucesso de Itararé e São Lourenço da Serra também tiveram chuva intensa em curto período de tempo.

O restante da semana tem o avanço deste sistema para Leste/Nordeste e com isso a tendência é de que a porção Centro-Oeste do estado de São Paulo apresenta condição de tempo mais seca nos próximos dias, com temperaturas em elevação, ultrapassando os 30ºC. 

Mesmo com a atmosfera mais seca são esperadas tempestades isoladas e passageiras durante a tarde, típicas de verão.

Já a faixa Centro-Leste do estado de São Paulo será afetada pela extremidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), o que deixará a condição do tempo favorável a maior presença de nebulosidade, com pancadas de chuva isoladas no decorrer do dia, além de tempestades localmente intensas entre a tarde e noite. 


As temperaturas apresentarão menor amplitude térmica durante os dias devido à presença de nuvens e devem variar entre 22ºC e 27ºC, com exceção das áreas localizadas nas Serras do Mar e da Mantiqueira, onde as mínimas devem ficar próximas aos 15ºC.

Anúncios