O primeiro dia de junho e do inverno meteorológico começou com frio na madrugada no Sul do Brasil. Mais uma vez, a madrugada e o começo da manhã foram marcados pela formação de neblina e nevoeiro em diversas cidades com restrição de visibilidade e aumentando a sensação de frio pela elevada umidade.
No Rio Grande do Sul, as mínimas desta quinta-feira foram de 1,4ºC em São José dos Ausentes, 1,5ºC em Vacaria, 3,8ºC em Canela, 4,1ºC em São Francisco de Paula, 4,3ºC em Bom Jesus, 4,4ºC em Cambará do Sul, 4,7ºC em Soledade, 5,6ºC em Getúlio Vargas, 5,9ºC em Espumoso e 6,1ºC em Pontão.
Na Grande Porto Alegre, as mínimas de hoje desceram a 8,2ºC em Viamão, 8,6ºC em Gravataí, 9,4ºC em Nova Santa Rita, 9,8ºC em Campo Bom, 11,2ºC em São Leopoldo e 11,8ºC em Canoas (base aérea).
Em Porto Alegre, as temperaturas mínimas observadas nesta quinta-feira cedo baixaram a 10,0ºC no Lami (extremo Sul da cidade), 10,9ºC em Belém Novo (extremo Sul), 12,3ºC no Jardim Botânico (zona Leste) e 12,5ºC no Aeroporto Salgado Filho (zona Norte).
Em Santa Catarina, a madrugada hoje também foi muito fria nas áreas de maior altitude com registros de -0,4ºC em Painel, 0,1ºC em Urupema, 0,7ºC em São Joaquim, 0,9ºC em Urubici e 1,6ºC em Bom Jardim da Serra.
Novamente, o tempo aberto e o resfriamento maior em superfície trouxeram nevoeiro nas primeiras horas do dia. A visibilidade no Aeroporto Salgado Filho desceu a 200 metros entre 7h e 8h da manhã enquanto na base aérea de Canoas a visibilidade horizontal caiu a apenas 100 metros às 6h de hoje.
A previsão da MetSul Meteorologia é que a temperatura não mude no período noturno até o domingo com a persistência das noites frias e a repetição de bancos de nevoeiro e neblina em diferentes pontos entre a madrugada e o começo da manhã. Já as tardes serão amenas e agradáveis com máximas mais altas do que o normal para esta época do ano.
Veja vídeos da meteorologista Estael Sias com a tendência climática para junho e o inverno.