Padrão de dias de sol com noites frias e tardes muito agradáveis e até quentes para a época do ano vai prosseguir no começo de julho na cidade de São Paulo | ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL/EBC

A cidade de São Paulo enfrentou frio muito intenso durante a grande onda de frio histórica que tomou conta de grande parte do Brasil na terceira semana de maio. A temperatura mínima na estação do Mirante de Santana chegou a 6,6ºC no dia 18 de maio. Desde o evento extremo de frio no Brasil em maio, entretanto, a capital paulista não enfrenta um período gelado.

Se o Rio Grande do Sul e Santa Catarina terminarão junho com temperatura muito abaixo das médias históricas, o estado de São Paulo encerra o mês com desvios positivos no mês tanto das temperaturas mínimas como máximas na maior parte do seu território, em particular no interior paulista.

Não tem deixado de fazer frio à noite na cidade de São Paulo, mas como efeito do tempo mais seco que favorece grandes amplitudes térmicas com temperatura mais baixa à noite e elevadas durante o dia. Uma grande massa de ar seco cobre o Centro do Brasil e proporciona grandes variações de temperatura entre a noite e o dia.

Nesta semana, por exemplo, a temperatura na cidade de São Paulo, com base em dados da estação do Mirante de Santana, as mínimas têm oscilado entre 11ºC e 12ºC, o que é frio, embora não intenso, enquanto as máximas têm alcançado durante a tarde marcas em torno dos 25ºC, o que é muito agradável.

Não há expectativa de frio intenso tão cedo na cidade de São Paulo. As projeções dos modelos numéricos analisados pela MetSul Meteorologia indicam que nos primeiros dez dias de julho vai seguir predominando o padrão atual de tempo firme com noites um pouco frias e tardes ou agradáveis ou até um pouco quentes.

Uma vez que se espera que na primeira semana de julho se reforce a massa de ar seco sobre o Brasil Central, a tendência não apenas é de continuidade dos dias com sol e chuva escassa como se antecipa uma elevação da temperatura.

Nos primeiros sete dias de julho, as mínimas previstas para a cidade de São Paulo devem oscilar entre 12ºC e 14ºC na maioria dos dias. No primeiro dia do mês, nesta sexta-feira, mais frio com marcas em torno de 10ºC, mas as mínimas se elevam no fim de semana para 12ºC no sábado e 13ºC a 14ºC no domingo.

As máximas também tendem a se elevar durante o fim de semana na capital paulista, dando início a uma sequência de dias com tardes mais quentes para os padrões históricos de julho com máximas na maioria dos dias entre 26ºC e 28ºC, mas que sobem mais em alguns pontos da área urbana pelo efeito da ilha de calor urbano. Valores, portanto, acima da média máxima histórica de julho na paulista de 22,9ºC, conforme as normais climatológicas 1991-2020.