Anúncios

Primeiros dias do inverno têm previsão de frio intenso e muita neve em várias províncias da Argentina | PASSAGEM CRISTO REDENTOR/DIVULGAÇÃO

Os primeiros dias do inverno vão ser de muito frio e abundante queda de neve no Sul argentino com “persistentes nevadas” na região patagônica, informou o Serviço Meteorológico Nacional da Argentina (SMN) em comunicado de imprensa. De acordo com o órgão oficial, “com a entrada contínua de ar de origem polar, espera-se que o frio persista até o fim de semana na região”.

Em média, as temperaturas mínimas diárias variarão entre -10ºC e -2°C na Patagônia enquanto as marcas à tarde devem atingir entre -4°C e 6°C, conforme a localidade. As temperaturas mais baixas são esperadas para o Oeste da Patagônia, onde em alguns dias desta semana podem sequer não ultrapassar a marca de 0°C, informou o Serviço Meteorológico Nacional.

A presença de sistema de baixa pressão sobre o Oceano Pacífico, na costa do Chile, contribuirá com aporte de umidade para toda a região. Consequentemente, favorecerá a ocorrência de nevascas sobre a região. A previsão era de muita neve ontem para a região andina do Sul de Neuquén.

A partir de hoje e pelo menos até a sexta-feira, as nevascas ocorrerão em uma “área mais ampla, de forma recorrente e mais intensa”, segundo o SMN. Neste período, a neve cairá forte na área da cordilheira e no Norte de Chubut, Río Negro e Neuquén, assim como nas serras de Mendoza e San Juan. A previsão do órgão argentino é que até ao final da semana algumas destas áreas registrem acumulados entre 20 cm e 50 cm de neve.

A queda da temperatura alcançará o Centro da Argentina com menor intensidade. A segunda parte da semana voltará a ter geadas moderadas a fortes na zona central do país com máximas entre 9ºC e 15°C. Na cidade de Buenos Aires, o frio se intensifica a partir desta quarta e serão vários dias seguidos com temperatura baixa tanto à noite como durante a tarde com mínimas e máximas baixas.