O inverno antecipado no Cone Sul nos últimos dez dias de abril deixou suas marcas na região. Saíram as roupas leves de verão e o vestuário de frio chegou às ruas. Nevascas começaram a cobrir de branco os Andes Centrais. As anomalias de temperatura média despencaram. Com nebulosidade, chuva e garoa, e ainda vento, o fim de semana dos gaúchos teve cara de inverno. As mínimas não chegaram a ser muito baixas ontem, mas tal como sábado, a tarde foi fria. No Beira-Rio, sob nuvens escuras, fazia 16ºC durante o Gre-Nal, segundo dados da estação do Metroclima a poucas quadras, mas o vento que soprava por vezes forte trazia sensação menor (fotos de Jéssica Fontela e Cristiano Estrela/Correio do Povo).


Ar mais seco ingressa hoje no Rio Grande do Sul, o que já traz mínimas bem mais baixas e dia invernal. Na madrugada, os termômetros marcaram 4,5ºC em Santa Rosa e 3,6ºC em Quaraí e Ausentes. A próxima madrugada será a mais gelada desta semana com geada na maioria das regiões gaúchas e marcas ao redor de 0ºC na Serra, que até podem ser negativas em vales e baixadas, segundo os meteorologistas da MetSul. Na Grande Porto Alegre são esperadas mínimas entre 6ºC e 8ºC na maior parte das zonas urbanas, mas nas áreas rurais e verdes pode fazer até 3ºC a 5ºC com chance (pequena) de ser registrada a primeira geada do ano na área metropolitana, apesar de bastante fraca e isolada.

As incursões de ar frio mais forte derrubaram a temperatura média. Há poucos dias, foi publicado aqui um mapa com a anomalia de temperatura mínima no Estado até o dia 22, quando a maioria das regiões gaúchas estava com marcas perto ou acima da média. Hoje, a maior parte do Rio Grande do Sul está com temperatura mínima perto ou abaixo da média.


Os efeitos do ar frio registrado na segunda metade de abril começaram a mudar a paisagem dos Andes Centrais. Fortes nevascas atingiram na última semana a região montanhosa entre a Argentina e o Chile, tanto que a importante passagem rodoviária Cristo Redentor chegou a ser fechada pelo acúmulo de neve. As imagens de satélite em alta resolução, com o tempo aberto de ontem na região, já mostravam a cadeia montanhosa branca da neve após as recentes precipitações.


Na segunda metade da semana, com o afastamento da massa de ar frio, as noites vão se tornar menos frias e as tardes gradualmente ficam mais quentes, a ponto das máximas se aproximarem dos 30ºC em pontos do Oeste e do Noroeste. Na quarta-feira, o frio perde força na maioria das regiões, mas as marcas seguem invernais, sobretudo nas baixadas. Outra característica da semana será a formação de nevoeiro, especialmente a partir da quarta-feira.