Temporais com chuva intensa, vento e queda de granizo atingiram durante a tarde e o começo da noite desta quarta-feira o interior da província de Buenos Aires, na Argentina. As condições de mau tempo, explica o meteorologista da MetSul Luiz Fernando Nachtigall, foram resultado do avanço de uma frente fria pela região central da Argentina e que se intensificou muito na área do Prata a partir do fim da tarde de hoje, diante de um ambiente de forte divergência atmosférica.


O temporal chegou à cidade de Buenos Aires no começo da noite com chuva intensa, granizo e rajadas de vento que chegaram a 105,5 km/h no Aeroparque Jorge Newberry e a 112 km/h na estação de El Palomar. O Aeroporto Internacional de Ezeiza, onde o vento atingiu 98 km/h, ficou às escuras. Na capital argentina, o vento causou um grande número de queda de árvores e destelhamentos. Parte de uma estação de trem perdeu sua cobertura. Janelas de prédios foram arrancadas. As ruas ficaram alagadas pela forte chuva. Até 22h, a estação automática de Villa Ortuzar registrou 47 milímetros.


A imagem do radar meteorológico mostrou a formação de uma poderosa linha de tempo severo sobre a cidade de Buenos Aires que agora há pouco avançava pelo Rio da Prata, Sul do Uruguai (região de Montevidéu) e ainda pelas províncias argentinas de Entre Rios e Santa Fé.



A frente fria alcança o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira com chuva que deve ser forte localmente e temporais isolados de vento e granizo com potencial de serem severos e com danos em alguns pontos, destaca o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall. Vendavais muito fortes (rajadas acima de 100 km/h) não estão afastados. O risco de tempo severo é maior no Sul e no Oeste, mas não pode ser descartado também nas demais regiões. A frente colocará um ponto final no período de tempo seco e quente dos últimos dias. Nesta quarta-feira, o Rio Grande do Sul teve um dia de janeiro em pleno abril, apenas uma semana após ter tido mínimas recordes abaixo da média de julho em março. Fez 37,1ºC em Santa Cruz do Sul, 36,7ºC em Santa Maria, 36,6ºC em São Gabriel e 36,0ºC em Campo Bom. Porto Alegre registrou 35,3ºC na zona Norte. Calor, contudo, é comum abril. Em Campo Bom fez 36,8ºC nesta época do ano em 2008. Porto Alegre, na estação do Jardim Botânico, teve 35,6ºC em abril de 2005.