Anúncios

A massa de ar quente e úmido de origem tropical que cobre o Rio Grande do Sul mais uma vez foi responsável ontem por trazer pancadas de chuva localizadas na maioria das regiões. No começo da tarde, o tempo rapidamente fechou em Porto Alegre com chuva em vários bairros, mas localizadas. Tanto que na mesma hora que forte pancada atingia a zona Sul o sol brilhava no Centro da Capital. Observe como o tempo mudou rápido na zona Norte em animação gerada a partir de fotos de Cristiano Noro. Às 13h estava em formação nuvem Cb e às 14h o tempo já estava fechado com chuva no horizonte.


Mesmo a chuva não foi suficiente para aliviar o forte calor em Porto Alegre. Muito pelo contrário, acabou por piorar o abafamento. A máxima ontem em Porto Alegre de 35,2ºC foi registrada na zona Norte às 16h. Calorão também no interior do Estado. Fez 35,5ºC em Uruguaiana e 35,8ºC em Santa Cruz. À noite, no jogo do Inter em Caxias do Sul contra o Caxias pelo Gauchão, aguaceiro no Estádio Centenário transformou o gramado em uma verdadeira “piscina”. Jogadores reservas do time local tiveram que subir nos assentos do inundado reservado da equipe caxiense e vestiários foram tomados pelo alagamento.


Gramado inundado no Centenário (foto do alto de Mauro Schaffer do Correio do Povo) e instalações alagadas no estádio (abaixo) em fotos de Igor Povoa da Rádio Guaíba

O tempo segue instável no Rio Grande do Sul até, pelo menos, a metade da semana que vem com alternância de momentos de sol, nuvens e pancadas de chuva, que ocorrem sobretudo da tarde pra noite, mas que em alguns dias devem se dar ainda durante a manhã. Alguns dias, ademais, devem ter tempo mais fechado com predomínio das nuvens. As pancadas, em alguns casos, devem voltar a trazer grandes volumes de chuva localizados com temporais isolados de vento e granizo.