
Nuvem de tempestade chegando em Uruguaiana hoje cedo. Douglas Cunha
Temporais que chegaram nas primeiras horas desta quinta pelo Oeste tendem a se espalhar. Nuvens de grande desenvolvimento vertical ingressaram logo cedo na fronteira Oeste em Uruguaiana. Já choveu forte em diversos pontos com elevada incidência de raios. O Estado está dividido com tempo instável no Oeste e por outro lado sol e calor no Leste e em parte do Norte.
https://x.com/metsul/status/1905211522411827230
Dados das estações do Instituto Nacional de Meteorologia e do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres registraram acumulados de precipitação de 60 mm em Alegrete, 22 mm em Itaqui, 10 em Quaraí. Ao mesmo tempo o sol predominou em municípios da Metade Leste e Norte do Estado com abafamento e temperatura em elevação. Estações particulares registraram 86 mm em Jaguari, 81 mm em Itaqui, 67 mm em Alegrete,37 mm em Santigo e 27 mm em Tupanciretã.
Levantamento da MetSul Meteorologia a partir de dados do sensor GLM (Global Lightning Mapper) do satélite meteorológico GOES-16, da NOAA e da NASA mostrou que somente hoje já foram registrados cerca de 23 mil raios. A maioria esmagadora dessa incidência ocorreu em cidades da Metade Oeste do território gaúcho.
As estações do INMET registraram às 11h 29,8°C na capital gaúcha, no jardim Botânico. Simultaneamente estações meteorológicas particulares registraram 34 em Carazinho, 33°C em São Borja e Doutor Maurício Cardoso, 32°C em Três Coroas, 31,8°C em Novo Hamburgo e 31,7°C em Teutônia.
Nas próximas horas a pressão atmosférica seguirá em declínio no processo de formação do ciclone que até o começo do sábado estará configurado no mar como extratropical a sudeste do Rio Grande do Sul. Nesse processo as nuvens de tempestades tendem a se espalhar na direção do Leste e Norte.
Como resultado a instabilidade irá interagir com ar quente com risco de temporais isolados que poderão gerar episódios de chuva forte, com raios, rajadas de vento e raios. As projeções atualizadas pelos modelos reduziram o risco de vendavais, contudo, mantém o potencial para chuva forte e granizo isolados.
A chuva deverá ocorrer na grande maioria das regiões, mas é preciso ressaltar que os temporais desde ontem são previstos para pontos isolados. Portanto, não há risco generalizado e sim pontual.
Na Região Metropolitana de Porto Alegre a instabilidade avança sobre o ar quente o que poderá intensificar a chuva em alguns pontos da região. A expectativa é de a temperatura subir mais até a chuva avançar com máxima que poderá passar de 33°C. Entre a tarde e a noite as pancadas de chuva cruzam a região de Oeste para Leste. Há risco de chuva forte, com muitos raios e não se afasta ocorrência de granizo. As rajadas de vento deverão oscilar entre 50 e 70 km/h. O acumulado de precipitação poderá ser alto em alguns bairros de cidades da região com potencial para alagamentos.
A projeção de chuva em 24 horas do modelo WRF aponta para acumulados altos na Metade Oeste e em pontos muito isolados do Norte que poderão alcançar 100 mm em alguns pontos. Nas Metades Leste e Norte pontualmente os acumulados poderão superar os 50 mm em poucas horas.