O Rio Grande do Sul teve ontem o quarto dia seguido com máximas perto ou acima de 35ºC em jornada com características de auge de verão em algumas regiões, sobretudo na Metade Norte. Termômetros indicaram durante a tarde máximas de 36,3ºC em Teutônia, 35,4ºC em Campo Bom, 34,7ºC em Santa Rosa, 34,6ºC em Santa Cruz do Sul e 34,4ºC em Lajeado. Porto Alegre foi a 35,2ºC.
Ponto fundamental, como já destacado, é que a frente não conseguirá romper o bloqueio atmosférico. Ela perde atividade, traz chuva muito irregular e a queda da temperatura será temporária entre hoje e amanhã. Já na quinta-feira a massa de ar quente volta a tomar conta do Rio Grande do Sul com forte aquecimento e o retorno das tardes de calor, mantendo-se sobre o Estado até o final da semana. Modelos numéricos esboçam a possibilidade de o bloqueio começar a ceder na próxima semana, o que significaria aumento da frequência e dos volumes de chuva no Estado e dias de temperatura mais amena e agradável por conta de pulsos de ar frio e da instabilidade.
Nesta terça-feira, o sistema frontal avança lentamente pelo Rio Grande do Sul. Provoca chuva desde cedo no Oeste e no Sul do Estado, alcançando as demais regiões no decorrer do dia. Ocorre que ao deslocar-se pelo território gaúcho, o sistema enfraquece com chuva irregular e de baixos volumes na maioria das áreas. É, inclusive, possível que sequer chova nesta terça em pontos mais ao Norte e Nordeste do Estado. A frente, porém, traz queda de temperatura e interromperá a sequência de dias escaldantes.
A segunda metade da semana no Rio Grande do Sul terá sol e nuvens, mas com períodos de maior nebulosidade. Permanece a possibilidade de chuva localizada, passageira e fraca, especialmente no Oeste e no Sul, mas com a instabilidade intercalada com horas de sol e nuvens. Volta a aquecer com calor à tarde, sobretudo na Metade Norte. Frente fria, essa mais forte, começa a avançar pelo Rio Grande do Sul no domingo.