Anúncios

Se você tem esperança de aproveitar o feriadão com muito sol e dias luminosos de céu azul, hora de mudar os planos. A MetSul Meteorologia antecipa um padrão de tempo bastante instável ao longo dos próximos dias no Rio Grande do Sul com predomínio de dias de céu nublado a encoberto com aberturas de sol temporárias. A chuva também vai se fazer presente neste fim de semana e na primeira metade da semana que vem.

Porto Alegre deve ter chuva principalmente no final do sábado e/ou começo do domingo e de terça para quarta-feira | Fernando Oliveira

O sol até aparece em meio à nebulosidade, entretanto as nuvens predominam nesta sexta-feira no Rio Grande do Sul. O predomínio será de céu nublado a encoberto na maioria das regiões. Espera-se chuva em pontos do Estado, mas muito irregular na distribuição, em poucos locais, de forma passageira e com baixos volumes. Devido à cobertura de nebulosidade e ingresso de ar um pouco mais frio, a temperatura se eleva menos nesta sexta e se espera baixa amplitude térmica hoje no território gaúcho.


No fim de semana, a previsão da MetSul é que o sábado tenha muitas nuvens com algumas aberturas de sol em parte do Rio Grande do Sul, mas o tempo fecha em todo o estado gaúcho da tarde para a noite com chuva na maior parte dos municípios até o começo do domingo.

A chuva entre a tarde e a noite de sábado e o começo do domingo pode ser localmente forte no Estado com raios, trovoadas e risco de temporais isolados. Em Porto Alegre, a chuva deve chegar ou no final do sábado ou nas primeiras horas do domingo. No decorrer do domingo, a instabilidade se afasta para o oceano e a chuva para na maioria das localidades, inclusive com aberturas.

O tempo não deve firmar na primeira metade da semana que vem. Na segunda, o sol até deve aparecer com nuvens no Rio Grande do Sul, mas muitas regiões devem ter momentos de maior nebulosidade e o tempo pode voltar a se instabilizar com chuva em algumas áreas, especialmente no final do dia.


Entre terça e quarta, a instabilidade voltará a se generalizar sobre o estado gaúcho com chuva forte a intensa em algumas regiões que pode vir acompanhada de raios e o risco de tempestades localizadas de vento forte e granizo. O ar quente e úmido deixará a atmosfera “pesada” com muita umidade.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

É muito importante ficar atento aos prognósticos da MetSul nos próximos dias porque as projeções das áreas que devem ter chuva intensa no Rio Grande do Sul têm se alterado muito a cada rodada dos modelos numéricos analisados e ainda porque o cenário vai estar propício ao risco de alguns temporais isolados. O assinante nosso pode conferir na seção de mapas as projeções de chuva atualizadas a cada seis horas de vários modelos numéricos.

Anúncios