Céu carregado em Livramento às 11h desta quarta-feira com nuvens que trouxeram chuva isolada no Oeste do Rio Grande do Sul mais cedo | FABIAN RIBEIRO

Nuvens carregadas cobriam a cidade de Santana do Livramento, na região de fronteira com o Uruguai, no final da manhã desta quarta-feira. As nuvens de maior desenvolvimento vertical acompanham áreas de instabilidade que ingressaram ainda na madrugada pela Fronteira Oeste e se deslocaram nas últimas horas para a fronteira com o Uruguai.

Estas áreas de instabilidade, como se previa, trouxeram chuva apenas isolada nas últimas horas no Oeste gaúcho e sem maiores volumes. Em Itaqui, por exemplo, onde choveu 4,8 mm no início do dia no ponto de medição do Cemaden, o sol já reapareceu com a elevação da temperatura.

A instabilidade avança nas próximas horas pela fronteira com o Uruguai em direção ao Sul, mas enfraquecendo e quase sem causar chuva. No Uruguai, ao contrário, nuvens mais carregadas se formam e provocam chuva localizada em diferentes departamentos mais ao Norte do país.

No Rio Grande do Sul, o tempo firme predomina na segunda metade do dia e nuvens altas, que são geradas pela instabilidade na fronteira, aparecem várias regiões. Foi o que ocorreu em Porto Alegre durante a manhã com céu azul e algumas poucas nuvens Cirrus cruzando o céu.

A tarde desta quarta vai ser de temperatura bastante agradável depois de outra madrugada fria que teve mínima de 3,3ºC abaixo de zero em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, e 7,0ºC em Novo Hamburgo, na Grande Porto Alegre. A tarde terá sol na esmagadora maioria dos municípios gaúchos com 21ºC a 23ºC na maior parte das cidades, 22ºC em Porto Alegre, 24ºC a 25ºC nos vales, e até 25ºC ou mais em pontos do Noroeste.

Chuva mais generalizada é esperada na sexta-feira por conta da passagem de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul, mas já nesta quinta o tempo se instabiliza com chuva em pontos do Oeste, do Centro e do Sul gaúcho à medida que o sistema frontal começa a ingressar no estado.