Anúncios

Uma massa de ar seco e frio chegou ao Rio Grande do Sul impulsionada parcialmente pelo centro de baixa pressão atmosférica, ciclone que atua na costa a sudoeste do estado gaúcho nesta segunda-feira, 7. O tempo firme associado a uma corrente de vento Oeste e Sul propiciou um amanhecer de frio com temperatura entre 5 e 10°C abaixo do normal para esta época do ano.


Em Quaraí, a estação meteorológica do INMET, que registrou 21,5°C de mínima no dia 5, hoje marcou apenas 8,9°C. O que representa uma queda de 12,6°C em 48 horas. Além a temperatura média normal para esta época é de 19,4°C, ou seja, 10°C abaixo do normal.

Levantamento parcial até as 7 horas:

Soledade 7,4°C
Vacaria 7,5°C
Capão Bonito do Sul 8°C
São José dos Ausentes 8,2°C
São José do Ouro 8,5°C
Quaraí 8,9°C
Farroupilha 9°C
Canela 9,1°C
Bom Jesus 9,8°C
Santa Rosa 9,9°C


Em Santa Catarina, o amanhecer foi de frio ainda mais intenso segundo registro da EPAGRI/CIRAM com mínima de 5,4°C em Urupema, 6,5°C em Bom Jardim da Serra e 8,6°C em São Joaquim. A temperatura baixou de 10°C em diversos municípios da Serra e do Oeste.

Registro do amanhecer da Krisna Puntel, nesta segunda-feira

Tarde tem sol, vento no leste e baixa umidade no interior

A massa de ar seco favorece um dia ensolarado na maioria das regiões gaúchas, com maior presença de nuvens no setor Leste e em parte do Sul. Não se afasta a ocorrência de chuva esparsa e passageira em parte da Zona Sul devido à circulação de umidade gerada pelo ciclone extratropical. O dia poderá ser ventoso na faixa Leste, com rajadas moderadas a fortes no Litoral Sul, sobretudo, entre o Chuí e Tavares.

Durante a tarde a temperatura sobe com máxima ao redor de 30°C no Oeste, com 25 a 27ºC entre a Campanha, Centro e Zona Sul do Estado.  Na Região Metropolitana de Porto Alegre a temperatura irá oscilar ao redor de 26°C. Entre a Serra e o Planalto a máxima irá variar entre 22 a 24°C.  No Litoral Norte o dia terá predomínio de sol com aumento de nuvens à tarde e vento persistente de Sul/Sudoeste com rajadas de aproximadamente 45 km/h. Já no litoral Sul, que terá maior influência do ciclone, a expectativa é de um dia de variação de nuvens com vento mais intenso e rajadas de cerca de 60 km/h.

Na Metade Oeste do Rio Grande do Sul, porém o destaque é o ar muito seco na região em que a umidade relativa do ar poderá baixar de 30%.

Frio aumenta amanhã

O ar mais seco e o vento calmo irão propiciar um amanhecer de temperatura ainda mais baixa, especialmente nas áreas de baixada das partes de maior altitude do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Nos Campos de Cima da Serra a mínima poderá chegar a 5°C em São José dos Ausentes e em Bom Jesus. Em trechos do Planalto e Alto Uruguai a expectativa é de marcas entre 6 e 8°C, bem como, em parte da fronteira Oeste.

Destaca-se ainda que a temperatura irá oscilar entre 11ºC e 13°C em muitas cidades da Metade Norte do Rio Grande do Sul e em parte da Campanha e Serra sudeste. Na Grande Porto Alegre a mínima poderá chegar a 15°C no  Vale do Sinos.

No Planalto Sul catarinense a temperatura poderá baixar de 5°C no começo da manhã. O dia será ensolarado com elevação da temperatura a tarde em todas as regiões.  Esquenta mais no Oeste.

Anúncios