A região da Catalunha foi assolada por tempo muito severo durante a sexta-feira com chuva muito intensa, raios e até formações tornádicas. A chuva chegou perto de 100 mm em poucas horas, como no porto de Mataró, causando inundações. As chuvas intensas, que se estenderam desde o início da tarde até altas horas da noite, causaram um ferido.

Além disso, o tempo severo afundou dois barcos e afetou mais uma dezena de barcos, segundo o primeiro balanço fornecido pela Proteção Civil. Bombeiros e serviços de emergência, por sua vez, relatam uma centena de ocorrências durante o episódio de chuvas torrenciais com vento.

Na sexta-feira, antes da chegada da tempestade, as autoridades emitiram vários alertas para fortes chuvas na costa. O município mais afetado foi Mataró. Na capital de Maresme, as chuvas inundaram vários trechos do centro e do calçadão, incluindo algumas passagens subterrâneas.

Um homem de 63 anos teve que ser resgatado depois de ficar preso dentro de seu carro em uma das passagens subterrâneas costeiras que foram inundadas. Os serviços de emergência receberam a notícia de vários carros presos no Pas del Cargol (um dos túneis que ligam à praia).

A tempestade também provocou o naufrágio de dois barcos no porto de Mataró. Em ambos os casos, por enquanto, tudo indica que o incidente não teria causado vazamentos de combustível. Ainda assim, de acordo com relatórios da Proteção Civil, as autoridades colocaram barreiras de contenção para evitar uma possível contaminação das águas.

A intensa tempestade da sexta-feira também afetou outras partes da Catalunha. Em Vidreres, as equipes de emergência resgataram várias pessoas dentro de quatro carros presos na água e em Lloret, os bombeiros também resgataram uma família presa em seu carro em uma trilha na floresta. Por outro lado, os alunos de uma escola em Calella ficaram isolados pelo acúmulo de água.

Uma espetacular tromba d´água foi registrada na última noite na costa de Prat de Llobregat (Barcelona), muito perto da praia, um fenômeno que foi capturado com seus telefones celulares por muitas pessoas que estavam na área, e que postaram em várias redes sociais.

A tromba é um tornado sobre água que se forma quando há muita instabilidade. Se tocar a água é chamado de tromba, se não atingir a água e ficar no ar é uma nuvem funil e se alcançar a terra seria considerado um tornado. A tromba permaneceu sobre o mar e não avançou para a terra, e não trouxe danos ou vítimas.