“Incrível, mas real” é o título de reportagem de emissora de rádio do interior da província de Buenos Aires com imagens de morro branco de neve em pleno mês de fevereiro. Um fato sem precedentes na memória de moradores de longa data na região.
O Cerro Tres Picos (1.239 metros), na Sierra de la Ventana, a maior elevação da província de Buenos Aires, amanheceu nesta sexta com o seu cume nevado. Surpresos e pasmos com o que viam, moradores da área buscaram os meios de comunicação locais para compartilhar as suas fotos.
A mínima oficial hoje na região foi de 4,8°C, um recorde histórico de mais de seis décadas para o mês de fevereiro, mas as imagens mostram algo ainda mais histórico que é neve em fevereiro na província de Buenos Aires com o Cerro Tres Picos coberto de neve no meio do verão.
Fato inédito, os habitantes da zona usaram as redes sociais para divulgar as suas fotos e vídeos. A temperatura, dizem os moradores, caiu abaixo de zero no cume com registro de chuva que se transformou em neve. Uma moradora disse ter visto em sua casa, em pontos mais baixo, chuva misturada à neve (“água nieve”).
A região está acostumada a ver neve durante os meses mais frios do ano, no inverno, sobretudo quando há ar muito gelado e um ciclone extratropical na costa, e mesmo assim a neve cai por poucas vezes no inverno. Que neve no verão é uma bizarrice, surreal e extraordinário, avalia a MetSul Meteorologia.
O Serviço Nacional de Meteorologia (SMN) informou que possivelmente o cume amanheceu branco por queda de graupel, uma forma granular de neve e conhecida também como pelotas de neve. A avaliação da MetSul é que se tratou de neve porque se fosse graupel (que é chamado também de granizo blando na Argentina), não apenas o cume estaria branco. Claramente, o fenômeno teve fator cota de altitude e, no que é corroborado pelos moradores, tratou-se de neve.
✅Los gránulos de hielo no son otra cosa que las gotas de lluvia que se congelan antes de llegar al suelo, y caen como pequeñas bolitas de granizo blando. Cuando se acumulan, vistas desde la distancia, parecen un manto de nieve.
📸 Martín Schmidtke pic.twitter.com/GM3h9MsUgg
— SMN Argentina (@SMN_Argentina) February 17, 2023
O modelo norte-americano GFS da NOAA em seu campo de neve indicava a possibilidade de nevar de forma extremamente isolada no Sul da província de Buenos Aires no começo desta sexta. Não há previsão de neve para o Sul do Brasil.
A massa de ar frio na Argentina é de intensidade incomum. Na quarta, Ushuaia teve a sua menor máxima até hoje em fevereiro e nevou na região. A temperatura mínima de hoje na cidade de Buenos Aires foi a mais baixa em toda a série histórica 1961-2022 para o mês de fevereiro com 7,9ºC, batendo a menor marca anterior para o mês na série que era de 8,3ºC em 25 de fevereiro de 1966.
Na estatística histórica do Serviço Nacional de Meteorologia da Argentina, marcas mais baixas que as de hoje somente são encontradas em fevereiro para a capital argentina no começo do século passado com 4,2ºC em 10 de fevereiro de 1910, 5,9ºC em 25 de fevereiro de 1925 e 7,0ºC em 21 de fevereiro de 1912.
A mínima hoje na cidade de Malargue (Mendoza) de -1,6ºC foi a menor já anotada no mês de fevereiro desde o começo dos registros em 1929, batendo o recorde prévio de -1,3ºC em 24 de fevereiro de 1975. Maquinchao (Rio Negro) teve -4,2ºC, a menor mínima no mês na série 1961-2022 e que bateu o registro prévio de -3,7ºC em 18 de fevereiro de 1969. A cidade de Gualeygauchu (Entre Rios) anotou 6,0ºC, a menor temperatura em fevereiro desde os 5,8ºC de 14 de fevereiro de 1938.