A massa de ar frio que hoje ingressa no Rio Grande do Sul seria fraca para a climatologia do inverno, mas em se tratando de fevereiro é de forte intensidade. Tanto que trouxe a primeira queda de neve do ano na Patagônia e recorde de menor baixa no extremo Sul do continente.
Na sua passagem pelo Sul da Argentina, no meio da semana, o ar frio muito mais intenso do que o normal para esta época do ano fez com que a temperatura máxima na cidade de Ushuaia, na Terra do Fogo, fosse de apenas 4,7ºC, recorde de menor máxima para a localidade em fevereiro. Antes, a menor máxima histórica no mês era de 5,3ºC em 20 de fevereiro de 2012.
#Ahora Con #nieve en la llegada a Ushuaia 18 horas#Precaución al momento de transitar la Ruta Nacional 3 desde la salida de la capital Fueguina hasta el sector de Lago Escondido #JCAnoticias #Whatssap 2901600875 / 2901614131 @SMN_Argentina @TurDepAR @nestorcentra pic.twitter.com/JYdv6FKIJC
— JCAnoticias FindelMundo (@JCAnoticias) February 15, 2023
As cidades de Ushuaia e Tolhuin, na Terra do Fogo, registraram a primeira queda de neve de 2023 na quarta-feira. As condições frias e ventosas que duraram todo o dia geraram nevadas na parte alta da montanha, junto à cidade de Ushuaia. As montanhas brancas ofereceram os típicos cartões postais de inverno. A situação no centro da província foi diferente, já que na cidade de Tolhuin a queda de neve cobriu de branco a localidade em sua zona urbana.
#Ushuaia #Ahora, acumulación de nieve en algunas partes y en otros sectores agua-nieve. pic.twitter.com/nubNvwob1m
— Angel Fretes (@angelfretestdf) February 15, 2023
O frio se faz sentir na maior parte da Argentina nesta sexta-feira. Dados das 7h da manhã de estações do Serviço Meteorológico Nacional (SMN) indicavam -3,4ºC em Maquinchao, 0,2ºC em Malargue, 0,5ºC em Bariloche, 1,2ºC em Chapelco e 1,5ºC em Esquel. Na província de Buenos Aires, Dolores estava com 5ºC.
Una de las cosas q más me gustan de #Ushuaia es q un día cualquiera q te quede un rato libre, podes caminar un poco, subir una montaña y tomarte unos mates al sol, en la nieve, en pleno verano 😎 🏔️☀️ pic.twitter.com/qtPiQbJbpn
— Abel Sberna 📹📸 (@AbelSberna) February 16, 2023
O ar frio chega hoje ao Rio Grande do Sul com rajadas de vento dos quadrantes Oeste a Sul, impulsionada por um ciclone extratropical no Prata. No fim do dia, temperatura baixa e sensação térmica de frio são esperadas em várias regiões do estado. As madrugadas mais frias serão as do sábado e do domingo no Rio Grande do Sul. Não vai nevar por óbvio em fevereiro no Sul do Brasil, mas pode ter geada em algumas áreas de maior altitude.
A região da Campanha e de fronteira com o Uruguai, que nos últimos dias teve até 40ºC ou mais, deve anotar em alguns pontos mínimas tão baixas como 7ºC a 8ºC, mas, no geral, vão ficar entre 9ºC a 11ºC. Nos Campos de Cima da Serra, a região de Ausentes pode ter marcas em baixadas de 2ºC a 4ºC no amanhecer de domingo. Em Gramado, marcas de 11ºC no início do sábado e de 8ºC a 10ºC em diferentes pontos da cidade no domingo.
Baixadas do Noroeste e do Norte do estado, como em Soledade, devem ter mínimas de um dígito com a madrugada mais fria prevista para o domingo. Marcas tão baixas quanto 4ºC a 6ºC podem ocorrer em baixadas do Planalto Médio.
Em Porto Alegre, o sábado pode começar com 14ºC ou 15ºC. No domingo, amanhecer com 15ºC a 16ºC nos bairros mais centrais, porém em setores do Sul e do Leste da cidade a temperatura pode descer a 12ºC ou 13ºC. Na área metropolitana, o amanhecer do domingo também deve ser o mais frio com mínimas em alguns pontos de 10ºC a 12ºC.