Anúncios

A Europa testemunhou imagens surreais neste sábado (6) com a paisagem nevada marrom em alguns países. Vento Sul e as precipitações entre ontem e hoje cobriram grande parte da Catalunha, das Ilhas Baleares, de Aragão e da Comunidade Valenciana, na Espanha, com uma fina e perceptível camada de poeira do Saara.

O fenômeno se espalhou por Andorra, o Sul da França e a Suíça. Em muitas das áreas afetadas deixou marcas nas ruas com os veículos cobertos de poeira.


Além das áreas urbanas, a precipitação de poeira (em alguns casos acompanhada de chuva, mas em muitos lugares apenas devido à ação do vento) deixou uma camada marrom clara nas áreas dos Pirineus cobertos de neve.

Cadeia montanhosa dos Pirineus laranja nas imagens de satélite

O branco tradicional das pistas de esqui como Baqueira Beret nesta época do ano ganhou uma cor marrom incomum. Em algumas das imagens sobre o fenômeno publicadas nas últimas horas nas redes sociais, as montanhas nevadas podem ser vistas com um aspecto que, se não forem dados dados de localização e temperatura, facilmente se confundem com os de um deserto.

Vários especialistas e entidades especializadas na observação e estudo dos fenômenos meteorológicos na Europa destacaram que a precipitação de poeira registrada nas últimas horas é uma das mais espetaculares e extensas que afetou a Espanha nas últimas décadas. 

Também de Andorra, França e Suíça se espalharam imagens de áreas de neve cobertas por uma fina camada acastanhada com fotografias espetaculares. 

Estações de esqui tiveram suas paisagens completamente transformadas pela poeira saariana com postais em tons de marrom e laranja.

A presença de poeira em suspensão de origem norte-africana não é incomum em grande parte da península, mas apenas em ocasiões muito raras os acúmulos são tão importantes e extensos quanto os vistos nas últimas horas no continente europeu. 

Anúncios