A Europa testemunhou imagens surreais neste sábado (6) com a paisagem nevada marrom em alguns países. Vento Sul e as precipitações entre ontem e hoje cobriram grande parte da Catalunha, das Ilhas Baleares, de Aragão e da Comunidade Valenciana, na Espanha, com uma fina e perceptível camada de poeira do Saara.
O fenômeno se espalhou por Andorra, o Sul da França e a Suíça. Em muitas das áreas afetadas deixou marcas nas ruas com os veículos cobertos de poeira.
Além das áreas urbanas, a precipitação de poeira (em alguns casos acompanhada de chuva, mas em muitos lugares apenas devido à ação do vento) deixou uma camada marrom clara nas áreas dos Pirineus cobertos de neve.
O branco tradicional das pistas de esqui como Baqueira Beret nesta época do ano ganhou uma cor marrom incomum. Em algumas das imagens sobre o fenômeno publicadas nas últimas horas nas redes sociais, as montanhas nevadas podem ser vistas com um aspecto que, se não forem dados dados de localização e temperatura, facilmente se confundem com os de um deserto.
Nos llegan espectaculares fotos de la lluvia de barro desde @llanoshospital pic.twitter.com/kru86xiO8Z
— Dani Mora (@meteobenas) February 6, 2021
Vários especialistas e entidades especializadas na observação e estudo dos fenômenos meteorológicos na Europa destacaram que a precipitação de poeira registrada nas últimas horas é uma das mais espetaculares e extensas que afetou a Espanha nas últimas décadas.
¡¡¡IMPRESIONANTE!!! Panorama actual en Bettmeralp, una comuna ubicada en el Cantón de Valais, en Suiza, por la incidencia de una gran nube de polvo del Sahara que desde ayer está incidiendo en Europa.
? Bruno Von Arx pic.twitter.com/VjhQ4mLaTv
— Jean Suriel (@JeanSuriel) February 6, 2021
➡️En las últimas 24 horas, una gran nube de polvo del Sahara ha cubierto el firmamento de algunas zonas de Europa.
➡️Así está el panorama invernal en los Alpes suizos del sur y zonas montañosas en la frontera entre Suiza y Francia.
? Suzy Nelson Pollard | Lu Ren | @WMO pic.twitter.com/2RsqtDVyAl
— Jean Suriel (@JeanSuriel) February 6, 2021
Também de Andorra, França e Suíça se espalharam imagens de áreas de neve cobertas por uma fina camada acastanhada com fotografias espetaculares.
?? En #Suisse également, le #sable était omniprésent aujourd’hui sur certains massifs. Ici à #Verbier dans dans le sud du pays.
Crédit photo : Vincent Liand#météo pic.twitter.com/AzON8EsxkJ— le Journal de la météo (@JournalMeteo) February 6, 2021
? EN DIRECT. Le #sable saharien recouvre également les #montagnes de #Chamonix en #HauteSavoie. Quelle ambiance cet après-midi…
Merci à Anthony (anthoandre05/instagram)pour les photos !#météo pic.twitter.com/urj3lrAK0t— le Journal de la météo (@JournalMeteo) February 6, 2021
Estações de esqui tiveram suas paisagens completamente transformadas pela poeira saariana com postais em tons de marrom e laranja.
Follow the current Saharan dust intrusion over the Mediterranean and Europe.
Find our forecast products here: https://t.co/TbIaux5Dhk and probability maps: https://t.co/2qDUU6GX9T@WMO @AEMET_Esp @BSC_CNS @UNCCD pic.twitter.com/lXnrL5tEjo— Barcelona Dust (@Dust_Barcelona) February 5, 2021
A presença de poeira em suspensão de origem norte-africana não é incomum em grande parte da península, mas apenas em ocasiões muito raras os acúmulos são tão importantes e extensos quanto os vistos nas últimas horas no continente europeu.