Anúncios

Incêndios castigam a província argentina de Córdoba | GOVERNO DE CÓRDOBA

Aviões hidrantes, helicópteros e mais de 200 bombeiros combatem um incêndio que atinge o Vale de Calamuchita, na província argentina de Córdoba e que já afetou mais de 7.000 hectares, informaram as autoridades provinciais. Números extraoficiais apontam que o fogo já teria consumido 12 mil hectares.

“São 210 bombeiros, três aviões e dois helicópteros no combate às chamas”, informou a Secretaria de Riscos Climáticos e Gestão de Desastres da província, que destacou ainda que “foram registados ventos até 60 km/h durante a terça-feira, o que agravou a situação e dificultou a contenção das chamas”.

O incêndio eclodiu na segunda-feira na zona montanhosa conhecida como El Durazno, no Vale Calamuchita, a cerca de 120 quilômetros de Córdoba, capital da província. Uma densa pluma de fumaça podia ser vista nas imagens de satélite.

O diretor do plano provincial de gestão de incêndios, Martín Degano, disse à agência de notícias AFP que o incêndio já consumiu uma área de cerca de 7.000 hectares e alertou que “o fogo segue ainda ativo”.

Segundo o comunicado oficial, na segunda-feira “os moradores da zona foram evacuados, sendo de salientar que não há feridos ou vítimas entre moradores e bombeiros”.

O porta-voz da Secretaria de Gestão de Riscos Climáticos, Roberto Schreiner, informou à imprensa que “as condições climáticas não são favoráveis”. “Temos baixa umidade e vento. A única coisa que nos ajuda a mitigar um pouco é que a temperatura cai, mas precisamos de chuva e não vamos ter nos próximos dias”, destacou.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.