A cidade de Cuiabá deve completar nesta sexta-feira uma semana com temperaturas máximas acima de 40ºC. A capital do Mato Grosso registra máximas iguais ou superiores a 40ºC desde o dia 29 de agosto, mostram dados da estação convenciona do Instituto Nacional de Meteorologia.
Conforme os dados, as temperaturas máximas em Cuiabá foram de 41,0ºC no dia 29/8; 40,4ºC em 29/8; 40,4ºC novamente em 30/8; 42,4ºC em 1º/9; 40,1ºC em 2/9; e 42,0ºC no dia de ontem.
A previsão da MetSul Meteorologia é que Cuiabá tenha mais uma tarde de calor extremo nesta quarta-feira com máxima à tarde que pode atingir até 42ºC com alguns dados apontando mesmo marcas de 42,5ºC a 43ºC.
Amanhã e na sexta, o calor deve ceder, embora siga muito quente. Na tarde de amanhã, a sequência de dias acima de 40ºC seria quebrada com máxima de 37ºC a 38ºC. Na sexta, a tendência é de máxima outra vez ao redor de 40ºC.
O calor ganha mais força no fim de semana. As máximas podem atingir valores de 42ºC a 44ºC, não se descartando até que possa passar um pouco dos 44ºC. Tanto o sábado como o domingo serão dias excepcionalmente quentes na cidade.
Só que o calor não para por aí. Na semana que vem, a previsão é de calor extremamente intenso na capital do Mato Grosso. A cidade sofrerá a semana inteira com tardes em que as máximas devem ficar entre 42ºC e 45ºC.
Assim, não se descarta que Cuiabá, que tem dados meteorológicos há mais de um século, possa vir a registrar a maior temperatura desde o começo das medições. O recorde de máxima da cidade é de 44,2ºC, em 19 de outubro do ano passado.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.