Anúncios

Chuva será frequente em Brasília e no Distrito Federal nos próximos dez dias com o fim da estação seca que neste ano foi muito prolongada | RAFA NEDDERMEYER/AGÊNCIA BRASIL/EBC

Quando desembarca no Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitschek o passageiro logo se defronta com enormes painéis de publicidade informando que é uma cidade que comemora a chegada da chuva.

Esta semana marca o fim da estação seca e o retorno da chuva para Brasília depois de vários meses sem qualquer registro de precipitação, umidade baixíssima e dias de muito calor no Planalto Central.

De acordo com o prognóstico da MetSul Meteorologia, a instabilidade que já começou a retornar para pontos isolados do Distrito Federal deve aumentar bastante a partir de agora com o aumento da umidade na região.

“Os longos períodos de tempo muito seco e quente chegaram ao fim e desde agora até o fim do ano a tendência é apenas de aumento da frequência e dos volumes de chuva”, destaca a meteorologista Estael Sias.

Segundo a meteorologista da MetSul, a chuva deve cair todos os dias ou quase todos os dias em Brasília ou na cidades do entorno no Distrito Federal até a metade deste mês. “Não serão dois ou três dias com registro de chuva, mas muitos”, observa Estael.

A chuva, inclusive, deverá ser localmente forte e acompanhada de raios em alguns momentos no decorrer dos próximos dias com a formação de nuvens de maior desenvolvimento vertical.

Com o retorno da chuva, a tendência é de uma rápida e profunda transformação da paisagem da capital federal. Gramados alaranjados por meses de tempo seco vão muito rapidamente esverdear com a volta da chuva.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.