O centro de um dos mais intensos tufões a alcançar a China até hoje tocou terra no Sudeste do país no começo desta sexta. Ramnmasun tinha intensidade equivalente às categorias 4 a 5 na escala Saffir-Simpson, ou seja, um ciclone tropical devastador. O vento era de 250 km/h, mas com rajadas de até 305 km/h. Nas Filipinas, o tufão deixou ao menos 54 mortos.
Mais de 70 mil pessoas foram retiradas de suas casas na região afetada. A Cruz Vermelha da China distribuiu tendas e alimentações para as regiões por onde deve passar o tufão. De acordo com o centro meteorológico de Guangdong, Rammasun será o pior ciclone tropical a ter atingido a província, superando Sally de 1996. Impressiona neste tufão (ver imagem do radar meteorológico chinês abaixo) como o ciclone tropical se intensificou muito rapidamente e a incrível simetria do seu centro.
A China vem sofrendo há dias com mau tempo. Chuva intensa no Sudoeste e no Centro do país afeta milhões de pessoas com inundações e deslizamentos de terra. Há 10 mortos e 10 desaparecidos na província de Ghizou. Mais de 2,4 milhões de pessoas são afetadas pela chuva em Guizhou e 122 mil estão fora de casa. Cerca de 3 mil casas foram destruídas pela chuva.