Anúncios

O Rio Grande do Sul teve ontem um dia quente para esta época do ano com máximas de 28,7ºC em São Leopoldo, 28,5ºC em Santa Cruz do Sul, 27,9ºC em Santa Rosa, 27,7ºC em Teutônia, 27,6ºC em São Borja e 27,2ºC em Campo Bom. O começo da manhã desta quinta-feira é de chuva, inclusive forte e com temporais isolados, em diversos setores do interior gaúcho. No Nordeste do Estado, o que inclui a Grande Porto Alegre, Serra e o Litoral Norte, contudo, a manhã começou ainda com sol e nuvens (foto abaixo do Parque Nacional dos Aparados da Serra) e temperatura alta, mas a chuva chega nestas regiões hoje.  



O Estado tem importante mudança no tempo hoje com o deslocamento de frente fria. Este sistema traz chuva generalizada e que localmente pode ser forte a intensa com altos acumulados em curtos períodos. Uma corrente de vento de Norte com ar quente alimenta a instabilidade, o que favorece o risco de temporais isolados com possibilidade de queda de granizo e vento forte. A imagem do sistema de descargas elétricas Rindat das 8h30m mostra muitos raios no interior gaúcho, logo potencial para tempo severo localizado ante a presença de nuvens muito carregadas e de topos bastante altos sobre o território gaúcho.



Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

A passagem da frente fria pelo Rio Grande do Sul, entretanto, será rápida e amanhã o tempo estará melhor na maior parte do Estado com o retorno do sol. A melhoria vai ser garantida pelo ingresso de uma massa de ar seco e frio de alta pressão atmosférica com queda de temperatura. Por isso, o fim de semana no Rio Grande do Sul terá muito sol e madrugadas frias. A MetSul Meteorologia antecipa chance de geada em várias regiões e podem ser registradas marcas negativas na Serra e na região dos Aparados. Para a primeira metade da próxima semana se espera uma nova elevação acentuada da temperatura.

Anúncios