Moradores do Vale do Taquari que passaram a noite refugiados da enchente nos telhados de suas casas começam a se resgatados com ajuda de um helicóptero. Os resgates aéreos estão ocorrendo no município de Roca Sales, um dos mais castigados pela cheia do Rio Taquari que nesta manhã passou dos 28 metros no Porto de Estrela.
O Rio Taquari atinge nesta manhã de terça um dos níveis mais elevados de sua história. O nível está tão alto que a régua eletrônica do CPRM no Porto de Estrela deixou de operar e medições só podem ser feitas agora de barco na régua física.
O prefeito de Roca Sales destacou que o município está ilhado e a água alcançou prédios como o hospital e a prefeitura da cidade. “Está muito difícil aqui, uma verdadeira tragédia, a água vem subindo num ritmo tão rápido que não tem como as pessoas tirarem os seus pertences. A cada pouco vai trancando um lado, trancando outro”, disse em entrevista para a Rádio Independente.
“A situação está bem crítica. Eu estou na Avenida principal de Roca Sales e a água está chegando. Então, praticamente, dá pra dizer que é uma enchente maior que a de 2020. Está bem complicado, continua enchendo muito”, explicou o prefeito, Amilton Fontana.
Moradores da cidade de Roca Sales foram obrigados a buscar abrigo nos telhados das próprias casas por conta da cheia do rio Taquari durante a madrugada desta terça-feira. As águas subiram rapidamente em Muçum e Roca Sales na noite de ontem. Ainda durante a noite de ontem, a cheia já tinha se aproximado do segundo piso de algumas residências.
Informado da condição de diversos municípios do Estado, o governo federal decidiu mobilizar o Exército para auxiliar as pessoas prejudicadas pela chuva no Vale do Taquari. A informação foi repassada pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Na manhã desta terça-feira, as autoridades confirmaram a morte de um homem no município de Estrela. Ele foi vítima de uma descarga elétrica durante as inundações da enchente do Rio Taquari que afetam o município.