Um fenômeno óptico denominado de halo solar foi observado em Porto Alegre no final da manhã desta quinta-feira com um círculo ao redor do sol sob a presença de nuvens altas com a mudança do tempo no Rio Grande do Sul. O halo não era mais visto no decorrer da tarde com o ingresso de nebulosidade média na área da capital gaúcha.
O halo solar é um fenômeno óptico atmosférico que ocorre ao redor do sol, formando um círculo. Esse anel, que pode ser total ou parcial, é causado pela refração, reflexão e dispersão da luz solar em pequenos cristais de gelo presentes nas nuvens Cirrus, que se encontram em altitudes elevadas na troposfera.
Os cristais funcionam como prismas naturais, decompondo a luz em diferentes cores, criando um efeito semelhante ao de um arco-íris, com tons predominantes de vermelho no interior e azul no exterior.
O formato e as cores do halo variam dependendo do tipo, forma e orientação dos cristais de gelo na atmosfera. Um halo comum tem um raio angular de 22° ao redor do sol, devido à maneira como a luz é refratada nos cristais hexagonais.
Em situações mais raras, podem surgir halos mais amplos, de 46°, ou mesmo formas mais complexas, como arcos tangentes e cruzes luminosas, dependendo da geometria da luz e das partículas no céu.
Embora seja um fenômeno natural, o halo solar tem sido associado a diversas crenças e interpretações culturais ao longo da história. Em algumas tradições, ele é visto como um sinal de mudanças climáticas, como a aproximação de chuvas ou tempestades.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.