Anúncios

Guaíba subiu rapidamente hoje com a chuva e o vento | METSUL METEOROLOGIA/ARQUIVO

O nível do Guaíba teve forte elevação neste domingo como consequência da chuva na região de Porto Alegre e do vento do quadrante Sul com a passagem de uma frente fria e o ingresso de uma massa de ar mais frio. O Guaíba chegou a preocupar nos últimos dias pelo seu nível muito baixo por efeito da onda de calor e das precipitações escassas nas últimas semanas.

No começo da noite de hoje, o nível medido na régua do Cais Mauá, junto ao Centro de Porto Alegre, estava em 1,11 metro. Nos primeiros minutos desta terça, antes do início da chuva, a régua indicava 0,50 metro. Ao meio-dia, a medição já indicava 0,78 metro. No período da tarde e no começo da noite, o nível seguia subindo rapidamente.

Embora a forte alta de hoje, não há qualquer risco de enchente. Primeiro, o nível antes da subida estava muito baixo. Em segundo lugar, os volumes de chuva nos rios contribuintes não foram extremos, embora altos em diversos pontos. Terceiro, a alta tem forte influência de vento Sul, uma condição temporária que não vai persistir.

No sábado, o nível do Guaíba atingiu no começo da tarde na estação do Cais Mauá a marca de 0,37 cm. Não significa que a profundidade das águas estivesse em apenas 37 centímetros, mas a marca indica a relação com o nível do mar. Como o normal nesta época do ano é em torno de 0,50 metro, o Guaíba estava em cota muito baixa.


O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) chegou a alertar em comunicado no sábado sobre um possível quadro de desabastecimento ou baixa pressão de água por conta da temperatura muito elevada e do nível baixo do Lago Guaíba nos pontos de captação.

O Guaíba registrou duas cheias históricas de grandes proporções no ano passado, no segundo semestre. Com o ciclone de junho do ano passado, começou uma série de eventos extremos de chuva que manteve o Guaíba alto por meses.

Houve dois picos históricos no segundo semestre de 2023 com 3,18 metros em setembro e outro de 3,48 metros no mês de novembro, as maiores cotas desde 1941 e as únicas duas vezes em que o Guaíba transbordou no Centro desde setembro de 1967.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios