Anúncios

Frente fria vai alcançar São Paulo com chuva e queda de temperatura depois de um Carnaval marcado por muito calor e que chegou a ter máximas de 41ºC no litoral nesta terça | MARINA UEZIMA/BRAZIL PHOTO PRESS/AFP/METSUL METEOROLOGIA

São Paulo também terá um alívio do calorão por conta da frente fria que encerrou a onda de calor de doze dias no Rio Grande do Sul. O mesmo sistema frontal vai alcançar o estado paulista entre esta quarta e a quinta-feira, provocando uma acentuada queda da temperatura.

Esta terça-feira de Carnaval voltou a ser muito quente na cidade de São Paulo. Estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia indicaram máximas na tarde de hoje de 34,6ºC em SESC-Interlagos (zona Sul) e 32,7ºC no Mirante de Santana (zona Norte da capital paulista).

Devido ao quadro pré-frontal, com aquecimento adiabático (induzido pelo vento ao interagir com o relevo), o aquecimento foi muito maior no Vale do Ribeira e no litoral com máximas na tarde desta terça de 40,6ºC em Registro; 40,2ºC em Iguape; e 36,8ºC em Bertioga. Estações particulares na costa chegaram a indicar 41,2ºC em São Sebastião e 38,6ºC em Santos.

Mas o alívio está a caminho. Áreas de instabilidade que avançam de Oeste podem trazer chuva localizada com risco de temporal ainda hoje em diferentes pontos do estado de São Paulo, mas a influência da frente fria será mais sentida a partir desta quarta.


A frente fria traz aumento de nebulosidade e chove na maioria das cidades do estado de São Paulo nesta quarta e na quinta. Já chove de manhã em alguns municípios, mas a instabilidade maior ocorre da tarde para a noite nos dois dias com risco de chuva forte a torrencial localizada e temporais com rajadas de vento.

Na cidade de São Paulo, o dia começa ainda abafado nesta quarta, mas a nebulosidade aumenta e chove, principalmente na segunda metade do dia. A temperatura máxima deve ficar ao redor dos 28ºC, mas terminará o dia em torno de 20ºC a 21ºC.

Na quinta, muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia. A temperatura cai mais com mínima ao redor de 18ºC e máxima de apenas 22ºC ou 23ºC. Na sexta, o tempo apresenta melhoria, mas segue agradável com mínima em torno de 18ºC e máxima ao redor de 24ºC a 25ºC na maior parte da cidade.

No fim de semana e no começo da semana que vem, a temperatura não sobe muito e haverá alternância de sol e chuva. Não se observa, assim, a possibilidade de a capital paulista voltar a ter calor intenso no curto prazo. Ao contrário, serão muitos dias agradáveis ou de pouco calor pela frente.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios