Anúncios

Guaíba supera cota de alerta e alaga pontos das ilhas | ALEX ROCHA/PMPA

O nível do Guaíba superou nas últimas horas a cota de alerta no Cais Mauá, que é de 2,50 metros, oito dias depois de ter baixado da marca e após ter chegado a menos de 1,80 metro no dia 14. É a segunda cheia do Guaíba em 50 dias, embora muito menor que a primeira.

De acordo com dados da régua eletrônica de medição da empresa TideSat, instalada no Cais Mauá, o nível do Guaíba no final da madrugada desta quinta-feira estava em 2,62 metros no cais.

A marca é elevada, uma vez que o nível médio histórico de junho do Guaíba é de 1,02 metro, e está apenas a 38 cm da cota de transbordamento no cais. O valor, entretanto, está muitíssimo abaixo do pico de mais de 5 metros da cheia do começo de maio.

O aumento do nível do Guaíba decorreu no momento inicial, entre segunda e terça, da chegada da vazão do Rio Taquari, que passou dos 24 metros em Estrela na noite da segunda-feira.

Neste momento, o aumento ocorre principalmente pela chegada das águas do Rio Caí, que passou dos 14 metros em São Sebastião do Caí na segunda-feira, do Rio Jacuí e dos rios dos Sinos e Gravataí.

O Jacuí ainda sobe na parte intermediária e final da bacia. O maior afluente do Guaíba estava na madrugada de hoje com 8,56 metros em Rio Pardo enquanto na mesma hora no dia anterior o nível era de 7,21 metros.

Além disso, choveu muito ontem na parte final da bacia entre Cachoeira do Sul, Rio Pardo e a região metropolitana e este grande volume de água precipitada ainda está por chegar.

O Rio dos Sinos também sobe na Grande Porto Alegre com a vazão da chuva excessiva do domingo nas nascentes avançando em direção ao Guaíba. O nível em São Leopoldo estava no fim da madrugada desta quinta em 4,89 metros, o que já causa alagamentos no vale, contra 4,34 metros na mesma hora do dia anterior.

O Rio Gravataí também se eleva na parte final da bacia com a chegada da vazão da chuva volumosa do fim de semana. Estava em Gravataí no final da madrugada desta quinta com 4,39 metros, acima dos 4,08 metros do final da madrugada de ontem.

Assim, a vazão do Taquari na direção de Porto Alegre é ainda alta, mas em diminuição. Já a vazão do Jacuí, Sinos e Gravataí ainda está aumentando. A afluência do Caí diminui, mas o rio voltou a ter pequena elevação no vale.

Nesse cenário, o Guaíba vai se manter muito alto e com possibilidade de subir mais, com a vazão e a perspectiva de chuva ainda hoje, amanhã e no domingo. Enfatizamos, como temos feito reiteradamente, que o risco maior é para as ilhas, que já voltam a sofrer com alagamentos, e que nãos e espera uma repetição de maio.

Com o nível do Guaíba perto de 2,70 metros, há possibilidade de refluxo das águas pela rede de esgotos de forma localizada em pontos da Voluntários próximos da São Pedro assim como no bairro Praia de Belas, nas proximidades do Tribunal de Justiça e da sede do IPE.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.