Anúncios

Guaíba está em cota de cheia há um mês e meio em Porto Alegre com registro de forte subida desde o final da segunda com vento Sul e chuva na capital gaúcha | FERNANDO OLIVEIRA

O nível do Lago Guaíba em Porto Alegre subiu rapidamente depois de ter atingido a menor cota em um mês, mostram dados analisados pela MetSul Meteorologia. O lago da capital segue com seu nível muito alto depois de brevemente ter recuado a valores abaixo dos 2,00 metros na medição do Cais Mauá.

No final da segunda-feira, o nível do Guaíba chegou a descer a 1,85 metros na régua do Cais Mauá e por pouco não ficou abaixo da cota de cheia de 1,80 metro que persiste há um mês e meio em cheia de duração absurdamente longa e que a MetSul não tem na memória tenha durado tanto tempo na história recente.

Com a chuva volumosa que ocorreu na Grande Porto Alegre e o registro de vento Sul no Norte da Lagoa dos Patos, que gera efeito de represamento, o nível se elevou muito rapidamente ao longo da terça-feira, colocando o Guaíba de novo em cotas altas e que geram alagamentos nas ilhas.

Na madrugada desta quarta-feira, o Guaíba atingiu o seu máximo nesta semana até agora com 2,41 metros, mas depois passou a apresentar um padrão de estabilidade e no final da manhã estava em 2,37 metros a 2,38 metros na medição da régua do Cais Central.

Em setembro, o Guaíba atingiu sua maior cota desde a grande enchente de maio de 1941 com 3,18 metros no Cais Mauá. Foi a primeira vez desde setembro de 1967 que a cota de transbordamento no Centro de Porto Alegre foi superada, o que levou ao fechamento das comportas. Dias depois, um repique por vento Sul voltou a elevar o Guaíba a 2,85 metros e com as ondas geradas pelo vento a água alcançava o piso do Cais Central.