Anúncios

Defesa Civil

O Rio Taquari começou ontem a baixar no vale após ter atingido mais de 22,2 metros na madrugada no porto de Estrela, mas áreas de Lajeado e de outros municípios da região seguiam debaixo d’água. O mesmo ocorria no Vale do Caí com alagamentos, apesar de o rio já ter começado a baixar em São Sebastião do Caí e ainda subir entre Montenegro e sua foz no Guaíba. Já o sinos ainda subia no vale e o nível deve seguir aumentando no dia de hoje em toda a extensão entre Novo Hamburgo e Canoas.

Em Porto Alegre, com a chegada da maior vazão dos rios contribuintes após a chuva do começo da semana, o Lago Guaíba continuou a se elevar. Na noite de ontem, na medição do Cais Mauá, os dados indicavam 2,22 metros. Na madrugada de hoje bateu em 2,28 metros.


A partir de 2,20 metros o Guaíba oficialmente entra em estado de cheia e ruas já estavam alagadas nas ilhas. Como se manterá ainda alto hoje e nos próximos dias e com perspectiva até de subir mais nas próximas horas, nesta quinta a água pode começar a atingir as primeira casas, o que, geralmente, ocorre quando o nível do Guaíba atinge marcas entre 2,20 e 2,30 metros.

Nenhuma chuva é boa quando há cheia, e vai chover hoje em toda a Metade Norte e em todos os rios que cortam os vales e desembocam no Guaíba, mas os volumes não serão tão altos como os do começo da semana e qualquer agravamento das cheias será mínimo e temporário.


 

Anúncios