Anúncios

Guaíba subiu a noite de ontem e, com algumas comportas abertas, águas foram até o pórtico da A|venida Mauá | METSUL

O Guaíba recua lentamente nesta quarta-feira depois de um terceiro repique de cheia, de cerca de 25 cm, ocorrido entre a tarde e a noite de ontem. Com vento do quadrante Sul, favorecido pelo ciclone na costa, a subida do nível acelerou no começo da noite de terça e chegou a subir 5 cm em apenas uma hora.

No final da manhã desta quarta-feira, as águas estavam ainda cerca de 20 cm acima da cota de transbordamento do Cais Mauá, que é de 3,00 metros, com muito lenta baixa e quase estabilidade.

O vento ainda sopra do quadrante Sul nesta quarta e em parte da quinta, mesmo mais fraco, o que dificulta uma queda mais acelerada do nível das águas. Nos dias seguintes, o vento vai soprar de direções variáveis no Norte da Lagoa dos Patos.

Com a subida da noite de ontem, a MetSul esteve no Centro Histórico de Porto Alegre e registrou a água vertendo por bueiros e vazando por debaixo das barreiras colocadas na comporta da Padre Tomé com a Avenida Mauá.

Esta é a parte do Centro em que há ainda muita água em algumas ruas, especialmente em torno da João Manoel, entre a Sete de Setembro e a Avenida Mauá. Na maior parte dos locais do Centro que foi alagada, a água já secou e restam apena muita lama espalhada pelas ruas.

Uma vez que nos próximos dez dias não há qualquer previsão de chuva com volumes que possam interferir nos níveis dos rios que desaguam no Guaíba, a tendência é de baixa sustentada com oscilações temporárias por mudanças na direção do vento.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.